Canadá

Você sabe o que é o Canadá, e por que tanta gente quer ir pra lá?

O Canadá é uma Monarquia Democrática Parlamentar, membro da Commonwealth (ou Comunidade das Nações – uma organização de 53 países independentes ligados à Coroa Britânica). A Chefe do Estado canadense é a Rainha Elizabeth II, do Reino Unido, representada no país por Julie Payette, The Governor General of Canada. O atual Chefe do Governo é o Primeiro Ministro Justin Trudeau, eleito em 2015 pelo Partido Liberal.

É o segundo maior país do mundo em extensão territorial, com uma população de apenas 37 milhões de habitantes (estimativa de 2018) e que, portanto, precisa de imigrantes para popular e desenvolver seu território. Por este motivo, o Canadá desenvolve políticas que promovem a imigração de profissionais qualificados e de estudantes internacionais que contribuirão para o crescimento do país.

Clique no mapa abaixo para saber mais sobre cada um deles, e escolha seu próximo destino!

imagem de Alberta

Alberta

Conhecida como a “província da energia” – muito forte nas áreas de gás e petróleo –  Alberta é a mais ocidental das províncias localizadas nas pradarias canadenses. Suas principais cidades são Edmonton (a capital) e Calgary, cada uma delas com cerca de 1,5 milhão de habitantes.

População4,4 milhões
Salário MínimoCAD$ 15 /hora
Taxa de Desemprego8,7% (05/2021)

A riqueza natural de Alberta é impressionante. Dominada pelas vastas planícies, a oeste da província estão as imponentes Montanhas Rochosas, e ao norte, florestas boreais, lagos glaciais e desertos. As paisagens são de encher os olhos, e há muito o que fazer em todas as estações do ano, principalmente para quem ama as atividades ao ar livre.

Os pontos turísticos mais famosos de Alberta são Banff – uma cidade localizada dentro de um parque nacional com 1.500 quilômetros quadrados,  o Glaciar de Athabasca e o parque Jasper, que ostentam toda a beleza natural da província.

De clima continental, Alberta é a província que tem mais dias de sol no Canadá. O inverno é seco, ensolarado e frio, enquanto os verões tendem a ser mais chuvosos e quentes. Ocasionalmente há tempestades ou tornados.

A população de Alberta é bastante diversificada: o crescimento da província é atribuído à grande quantidade e variedade de imigrantes que a província vem recebendo ao longo das últimas décadas. Tanta variedade de origens e etnias se misturou com a forte influência rural dos pioneiros, fazendo de Alberta um cowboy descolado e cosmopolita.

A província tem um padrão de vida excelente. As taxas de criminalidade são baixíssimas, as cidades são bonitas, bem cuidadas e com abundância de áreas verdes. As médias salariais são bastante competitivas em comparação com o restante do país, ao passo que os custos de vida são bastante baixos, pois a carga tributária da província é a menor do Canadá.

Edmonton e Calgary possuem excelentes sistemas de saúde, e reconhecida qualidade de ensino. A província conta com universidades de renome, que conduzem pesquisas de ponta em vários campos do conhecimento. Estas cidades são bastante procuradas por estudantes internacionais, pois oferecem colleges de alta qualidade, oportunidades de trabalho e custos de vida mais baixos que nos grandes centros, como Toronto ou Vancouver.

Conheça agora um pouco mais sobre Edmonton e Calgary.

Calgary
imagem de Calgary

Calgary

População (2019)
115.004
Salário mínimo /hora
Salário médio /hora
CAD$ 15,20
CAD$ 20,35
Taxa de Desemprego
8,1% (04/2021)
Temp. média (verão)
15ºC (min) / 29º (max)
Temp. média (inverno)
-8ºC (min) / -2ºC (max)
Seguro-Saúde (por pessoa)
Média mensal (estudante)
CAD$ 75
Moradia (Valores médios – Aluguel mensal)
Quarto individual
Kitchenette / apto 1 quarto
Apartamento 2 quartos
CAD$ 700
CAD$ 1295
CAD$ 1720
Transporte público (Passe mensal)
Regular
Estudante (Universitário e Superior)
CAD$ 50
CAD$ 13,81
Refeição (por pessoa)
Fast-food
Restaurante médio
CAD$ 10
CAD$ 38
Supermercado (por pessoa)
Despesa semanal média
CAD$ 78

Calgary é a cidade mais populosa da província de Alberta, na planície oeste canadense. É conhecida como a porta de entrada para as Montanhas Rochosas, pois fica a apenas 90 minutos de Banff – importante cidade turística nas montanhas e um dos melhores locais para se encantar com a aurora boreal. 

“Rival” da capital Edmonton, ao norte, Calgary funciona como centro urbano para as muitas cidades do sul da província de Alberta, e é um dos principais destinos para alunos internacionais.

A cidade foi eleita a “North America Most Livable City” (a cidade mais “habitável” da América do Norte) em 2018, em razão da conservação da cidade (reconhecida por ruas limpíssimas e muito bem mantidas), alta qualidade do ar, muitas áreas verdes, além de todas as condições que aumentam a qualidade de vida – segurança urbana, bom sistema público de saúde, educação de alto nível, diversidade da população (⅓ dos habitantes são de minorias étnicas), baixa carga tributária, valores de imóveis ou aluguéis acessíveis, sistema razoável de transporte público, entre outras inúmeras vantagens.

Outra vantagem importante é que na província de Alberta não há a cobrança do PST (Provincial Sales Tax), os preços de combustível são os mais baratos do Canadá e as taxas de imposto de renda são mais baixas que no restante do país – portanto, há uma boa chance de sobrar uma graninha a mais na carteira no fim do mês.

Há que se ter atenção com o seguro público de saúde, pois há um período de carência – tanto para estudantes internacionais e imigrantes, quanto para cidadãos vindos de outras províncias. Neste caso é aconselhável verificar o tempo de carência e se assegurar de estar coberto por um seguro particular. 

O clima pode ser um desafio para quem tem pavor de frio – os invernos são bastante rigorosos, e os verões costumam ser amenos. Mas quem vive em Calgary se torna um amigo íntimo do “Chinook“- o vento quente e seco que sopra da costa oeste, e que costuma dar um alívio nos dias mais frios do inverno – ou dá uma boa aquecida nos mornos dias de verão.

Diferente de outras cidades canadenses que têm verdadeiras cidades subterrâneas, para onde a população “migra” no inverno, em Calgary há o Skywalk, que são passarelas fechadas e climatizadas que ligam os principais edifícios do centro da cidade. São mais de 15 km de ligações, e você pode passear por todo o centro, olhando de cima!

A economia da cidade gira em torno de 3 principais setores:  petroquímico, agrícola e turismo. Como falamos na seção sobre Edmonton, em Alberta fica a segunda maior reserva de petróleo do mundo (menor apenas que a da Arábia Saudita), e portanto, as principais indústrias do setor de energia e combustíveis fósseis estão estabelecidas na cidade, que também começa a desenvolver o setor de energia limpa renovável. Alguns exemplos de grandes empresas de energia em Calgary são a Inter Pipeline Ltd., Sancor Energy Inc., E3 Metals, BluEarth Renewables, Canadian Natural Resources, para citar algumas.

A crise do petróleo de 2015  provocou um aumento do desemprego nesse setor nos últimos anos, mas vemos uma recente recuperação do setor. Mas embora este seja um setor econômico bastante relevante, a cidade não depende exclusivamente dele. 

O governo da província e a prefeitura têm estimulado o crescimento de setores como o aeroespacial, logística, serviços financeiros, tecnologia, mídia digital interativa e economia criativa. Para citar algumas empresas nesses setores, temos a West Jet, Aerium Analytics, DC Bank, Shareworks by Morgan Stanley, Nananalysis, Orphyk Medical Technologies, Willow Bioscience, Zenith Epigenetics, Absorb Software, ATTAbotics, Benevity, entre muitas outras.

No setor agrícola, grandes empresas como Basf, Bayer, Cargill, Harmony Beef e até a brasileira JBF estão presentes na cidade.

O setor agrícola é o que imprime uma das mais marcantes características culturais de Calgary, também conhecida como o “Texas do Canadá”. A cultura dos “cowboys” é muito forte na cidade – você vai ver botas, chapéus e caminhonetes por todo o lado, ouvir música country em todos os lugares, e em julho, vai poder participar do que os locais chamam de “o maior show a céu aberto da Terra”, o Calgary Stampede.

Mais de 1 milhão de visitantes passam por lá a cada edição, que conta com competições de rodeio, desfiles, shows de música country, feira e exposição agropecuária, corridas de carro e exibições. A cidade fica lotada de visitantes, e é diversão garantida no verão de Calgary.

Quem quer fazer um curso superior em Calgary não fica sem boas opções, a começar pela University of Calgary. 

A University of Calgary é líder nacional em cursos e pesquisas voltados à área de energia e engenharia, que é a principal vocação econômica da província. A instituição tem recebido constantes investimentos em pesquisa e desenvolvimento nas áreas de energia sustentável e gerenciamento ambiental, e também oferece uma gama variada de cursos nas mais diversas áreas do conhecimento.

Entre os colleges, nossos principais parceiros são o Bow Valley College e o SAIT (South Alberta Institute of Technology).

O Bow Valley College tem sido, na província, o principal fomentador de carreiras em economia criativa, pois abriga a School of Creative Technologies, que oferece programas de tecnologia da informação, desenvolvimento de software, marketing digital, gerenciamento e análise de dados e design. Os programas mais procurados no Bow Valley College são os de Business Administration, Hospital Unit Clerk, English Language Learning e Academic Upgrading

Entre os cursos mais interessantes, estão o Cybersecurity (desenvolvimento e implementação de sistemas de segurança digital), Disability Studies (capacita os alunos para ajudar pessoas com deficiência nas escolas, ambientes de trabalho e atividades do dia-a-dia).

O SAIT (Southern Alberta Institute of Technology) é o college público mais antigo de Calgary, e oferece mais de 100 programas e cerca de 1.300 cursos de meio período. O SAIT vem se destacando no cenário educacional por trazer programas inovadores, como o Diploma in Integrated Water Management, que forma profissionais especializados no aproveitamento sustentável dos recursos hídricos na indústria, agricultura e governo.

Os programas mais populares continuam sendo os de Business Administration (diploma ou bacharelado), Information Technology, Academic Upgrading e English Language Foundations. Mas neste college você pode encontrar programas bastante diferenciados, como Aircraft Maintenance Engineering Technology (prepara engenheiros de manutenção de aeronaves, e os capacita para a obtenção da licença da categoria) e Accounting Oil and Gas Production (este curso prepara os estudantes para se tornar contadores especializados no setor de petróleo e gás natural). 

Na região de Calgary, em cidades menores, também há opção de outros bons colleges (em Medicine Hat e Brooke fica o Medicine Hat College).

Na cidade de Olds fica o Olds College, uma instituição especializada nas ciências agrárias, que pretende dar a melhor formação para seus alunos em classes pequenas e aulas “hands-on“- ou seja, com a “mão na massa”. 

Sua estrutura conta com a Olds College Smart Farm, que é uma “fazenda do futuro”, que dispõe das tecnologias mais avançadas para aumento de produtividade e uso responsável e sustentável dos recursos naturais. No Olds College Centre of Innovation, há laboratórios avançados, incluindo o Technology Access Centre for Livestock Production (centro tecnológico para produção pecuarista), bem como 25 acres de jardim botânico.

Calgary é também um destino muito procurado por quem quer fazer um intercâmbio de curta ou média duração, com foco no estudo do idioma. Escolas como a Stafford House possuem excelentes estruturas para receber estudantes de todas as idades, e com os mais variados objetivos.

Nessas escolas você pode dar uma turbinada no nível do seu inglês, ou fazer o seu pathway (programa de inglês acadêmico), ou mesmo fazer um curso de inglês para negócios.

Como você pode ver, Calgary oferece uma infinidade de possibilidades. Que tal se matricular em uma destas instituições? A DBK sabe como fazer, fale com a gente.

Edmonton
imagem de Edmonton

Edmonton

População (2020)
Salário
CAD$ 15 Mín/h
CAD$ 23,57
Méd/h
Taxa de Desemprego
10,5% (04/2021)
Temp. média verão
13ºC (min) / 24º (max)
Temp. média inverno
-13ºC (min) / -4ºC (max)
Seguro-Saúde (por pessoa)
Média mensal (estudante)
CAD$ 75
Refeição (por pessoa)
Fast-food
Restaurante médio
CAD$ 10
CAD$ 40
Supermercado (por pessoa)
Despesa semanal média
CAD$ 71
Moradia (Valores médios – Aluguel mensal)
Quarto individual
Kitchenette / apto 1 quarto
Apartamento 2 quartos
Transporte público (Passe mensal)
Regular
Estudante (Universitário e Superior)

Edmonton é a capital da província de Alberta. É a metrópole que fica mais ao norte no país, onde as grandes planícies se encontram com a floresta boreal, e a oeste das Montanhas Rochosas. É uma região que conta com belezas naturais de todos os tipos, além de ser a porta de entrada para os territórios do norte.

É uma cidade de superlativos. O rio North Saskatchewan corta a cidade – e ao longo de suas margens fica o maior trecho de parques urbanos de toda a América do Norte (é uma faixa de parques conectados 22 vezes maior que o Central Park).  Sem precisar sair da cidade, você pode praticar trilhas, canoagem, golfe, mountain bike ou esqui cross-country.  

Para quem prefere ambientes fechados, a cidade também é famosa pelo West Edmonton Mall – um dos maiores shopping centers do mundo, de tamanho equivalente a 48 quadras da cidade. Dentro do shopping as opções de lojas são variadíssimas, bem como praças de alimentação, restaurantes, cinemas, boliche, parque aquático, parque de diversões, aquário, pista de kart ou o que mais você puder imaginar. 

Além disso, os habitantes de Edmonton gostam de festa. Ao longo de cada ano são realizados mais de 50 festivais, e por isso a cidade ganhou o apelido de “The Festival City“.  Tem festa da cerveja, festival de arte de rua, festival folclórico, festival de inverno, e assim vai. No inverno ou no verão, não há monotonia em Edmonton.

O clima é continental – o que significa que os invernos são secos e bem frios, e os verões amenos e chuvosos. Embora a temperatura mantenha, em cada estação, uma média relativamente constante, há ocasionalmente mudanças bruscas e alguns dias de frio extremo no inverno ou calor extremo no verão. No entanto, os locais se orgulham de que Edmonton é a cidade que tem mais dias de sol em todo o Canadá, cerca de 300 por ano.

Em termos de qualidade de vida, a cidade tem mais pontos a favor do que contra. 

O custo de moradia é bem mais acessível, e os salários médios são compatíveis com os grandes centros. Em contraste com a baixa carga tributária (em Alberta, não há cobrança do imposto provincial sobre vendas (o PST), a taxa de imposto de renda é a menor do país, além do preço dos combustíveis ser o mais baixo do Canadá), os habitantes da província acabam com mais dinheiro na carteira no fim do mês. O sistema público de saúde segue o mesmo padrão que no restante do Canadá, e o sistema educacional de Alberta tem excelente reputação em todos os níveis de ensino. 

Por outro lado, a taxa de criminalidade é um pouco mais alta que a média das demais cidades canadenses – é importante se informar sobre regiões mais seguras para morar. Outro ponto a se considerar é que em Edmonton o transporte público não é tão eficiente, e a população em geral usa carro para se locomover. Se você é um estudante com limitação de orçamento para comprar um carro, verifique se o lugar onde pretende morar é bem servido pelo sistema público de transporte.

A economia gira principalmente em torno da indústria petroleira – as reservas de petróleo de Alberta são menores apenas que as da Arábia Saudita, o que torna a cidade um importante pólo petroquímico canadense. No entanto, há outros setores também bastante relevantes na cidade, como o de tecnologia, bancos e biotecnologia. Alguns dos principais empregadores são a Gilead, BioWare, IBM, Innovotech, Intuit Canada, Canadian Western Bank, Telus, TD Canada Trust, Stantec, General Electric.

Edmonton é uma excelente opção de destino para um curso superior. A University of Alberta, sediada na cidade, tem um prêmio Nobel (Michael Houghton, infectologista), e seu corpo docente é um dos mais respeitados do país.  Anualmente, a universidade recebe cerca de 8 mil estudantes internacionais.

Entre os colleges, o NAIT (North Alberta Institute of Technology) é bastante conhecido por ser um importante centro de pesquisa na província, e por dispor de cerca de 45 laboratórios, nas mais diferentes especialidades, onde os alunos podem treinar suas habilidades nas tecnologias mais recentes disponíveis.

Esta faculdade politécnica atende a mais de 40 mil alunos, em cerca de 120 programas distintos. Os cursos mais populares são os de Business Administration (diploma e bacharelado), Digital Media and Information Technology, Technology (bacharelado), e Personal Fitness Trainer. Entre as opções de cursos mais inovadoras estão o Bachelor of Technology (que também figura entre os mais populares – em que os alunos desenvolvem o pensamento crítico e as habilidades técnicas necessárias para acompanhar um mercado em constante evolução) e o Nanotechnology Systems (os alunos aprendem como criar e avaliar aparelhos e ferramentas usados na pesquisa e na indústria de nanotecnologia).

Outra excelente instituição de ensino superior é o NorQuest College, que valoriza a inclusão e diversidade, pois mais de 60% de seus alunos vêm de outros países. Os programas disponíveis são desenvolvidos em conjunto com a indústria, empresas e líderes do setor público, e se concentram nas áreas da saúde, estudos sociais e administração de empresas.

O college oferece um dos mais procurados programas de Enfermagem (Practical Nurse) da província. Este curso é bastante competitivo, e de acordo com a procura por alunos canadenses, podem faltar vagas para alunos internacionais – por isso, é importante fazer seu processo com bastante antecedência, e garantir sua proficiência no idioma. Outros cursos populares são o Health Care Aide, Business Administration, Administrative Professional e Early Learning and Child Care

Entre as opções mais inovadoras, estão os programas de Settlement Studies – que treina os alunos para trabalharem com a recepção e adaptação dos novos imigrantes (newcomers), Environmental Protection Technology (onde se aprende a proteger e sustentar a saúde dos ecossistemas a longo prazo), e o programa de Hospitality (o crescimento da importância da província no setor de turismo tem demandado mão de obra especializada, tanto na área de gastronomia quanto na hotelaria).

Se você é do tipo que gosta de cidades menores, mais tranquilas, com aquele ar de cidade de interior, há algumas cidades próximas a Edmonton que possuem excelentes colleges. Em Vermillion e Lloydminster estão os campi do Lakehead College, e nas cidades de Lac La Biche, Cold Lake e Saint Paul há unidades do Portage College.

A meio caminho entre Edmonton e Calgary – na cidade de Red Deer – está localizado o Red Deer College.

O que você achou de Edmonton? Quer saber mais, ou preparar sua candidatura para um destes colleges? Conte com a DBK para elaborar o seu projeto!

Colleges e Universidades

Cursos de inglês

imagem de British Columbia

British Columbia

A província de British Columbia está localizada na costa oeste do país, às margens do Oceano Pacífico. Suas cidades mais conhecidas são Vancouver (a maior cidade da província, com uma população estimada de 2,6 milhões de habitantes em 2020) e a capital Victoria, com cerca de 380 mil habitantes.

População5,2 milhões
Salário MínimoCAD$ 15,20 / hora
Taxa de Desemprego6,9% (03/2021)

Quando pensamos em British Columbia  – carinhosamente conhecida como BC – logo vem à mente as paisagens de tirar o fôlego. Da linda vista das Montanhas Rochosas a florestas ancestrais, de lagos a desertos, 14% de toda a área da província é preservada em seis parques nacionais. Essa imensa riqueza natural faz com que a província seja um dos maiores destinos turísticos do Canadá.

O clima ameno, em comparação a outras províncias canadenses,  e a excelente qualidade de vida que se pode experimentar em todas as suas cidades, faz com que BC seja também um destino bastante procurado por estudantes internacionais ou imigrantes. A província, que vem crescendo cerca de 40 mil habitantes por ano, se orgulha da diversidade de etnias de seus cidadãos, e recebe estudantes e imigrantes de braços abertos. 

Isto só é possível porque BC tem uma economia forte e em franco crescimento – principalmente nos setores da indústria e serviços. O turismo é um dos grandes motores da economia de British Columbia, mas atividades como agricultura, pecuária, pesca, silvicultura e mineração têm uma grande tradição na província.

O setor de energia representa uma grande fonte de receita em British Columbia, pois a província possui a terceira maior hidrelétrica do país, e é também o segundo maior produtor canadense de gás natural.

A região de Vancouver concentra também importantes centros de negócios, finanças e tecnologia, além de importantes estúdios de cinema e televisão, com produções conhecidas no mundo todo.

A grande oferta de cursos de altíssima qualidade nas faculdades e universidades da província atrai anualmente mais de 130 mil estudantes internacionais, vindos de todas as partes do planeta. Foi a primeira província do Canadá a criar um selo de qualidade, e certificar os cursos de seus colleges e universidades, garantindo o alto padrão de suas instituições.

Além de ter acesso a excelentes instituições de ensino, estudantes internacionais de ensino superior são elegíveis a ter cobertura pelo sistema público de saúde (MSP – Medical Services Plan), que possui uma rede bem estabelecida de profissionais, clínicas, hospitais e laboratórios. Os valores são bem acessíveis, e o processo de inclusão no plano demora cerca de 90 dias.

Por estes motivos, a província de British Columbia é um dos destinos preferidos dos estudantes internacionais no Canadá.

Kamloops
kamloops view

Kamloops

População (2019)
Salário mínimo /hora
Salário médio /hora
Taxa de Desemprego
8,1(04/2021)
Temp. média (verão)
15ºC (min) / 29º (max)
Temp. média (inverno)
-8ºC (min) / -2ºC (max)
Seguro-Saúde (por pessoa)
Média mensal (estudante)
CAD$ 75
Moradia (Valores médios – Aluguel mensal)
Quarto individual
Kitchenette / apto 1 quarto
Apartamento 2 quartos
CAD$ 700
CAD$ 1295
CAD$ 1720
Transporte público (Passe mensal)
Regular
Estudante (Universitário e Superior)
CAD$ 50
CAD$ 13,81
Refeição (por pessoa)
Fast-food
Restaurante médio
CAD$ 10
CAD$ 38
Supermercado (por pessoa)
Despesa semanal média
CAD$ 78

Kamloops está localizada na região sudeste da província de British Columbia, a 350 quilômetros de Vancouver. A cidade se destaca pela segurança, estilo de vida tranquilo e abundância de dias de sol. Quem gosta de levar uma vida saudável, com acesso a boa alimentação, ar puro e contato com a natureza, não pode encontrar melhor lugar para viver.

No verão, os moradores de Kamloops aproveitam os dias de sol e calor para fazer trilhas a pé ou em bicicleta, para pescar, acampar, passear de barco ou apenas aproveitar a natureza num gostoso picnic, em um dos mais de 80 parques da cidade, ou às margens de um dos mais de 200 lagos do município. 

A cidade é sede do segundo maior resort de esqui de todo o Canadá – o Sun Peaks, que garante toda a diversão nos meses frios. Além de todos os tradicionais esportes de inverno – como esqui, snowboard e patinação, o resort oferece inúmeras outras atividades, de snowmobile, trenós puxados por cães a tratamentos de spa.

Entretanto, o esporte preferido em Kamloops é mesmo o golfe. São muitos os campos de golfe e country-clubs disponíveis na cidade – muitos deles funcionam como resorts e recebem, além da população local, os aficionados pelo esporte de todo o país. Muitos dos estudantes, inclusive, trabalham nestes clubes durante a temporada de golfe na cidade como forma de ajudar a pagar seus estudos.

A infraestrutura da cidade colabora muito para a qualidade de vida. Não se perde tempo no trânsito, há bons serviços de saúde, e as escolas oferecem uma variada gama de atividades extracurriculares, além do currículo básico. Moradia é também um ponto forte de Kamloops – os valores para compra de imóveis ou aluguel é consideravelmente mais acessível que nas demais cidades da província.

Kamloops tem um ativo aeroporto regional, e por lá passam inúmeras rodovias e ferrovias, fazendo com que a cidade seja um importante centro de transporte e logística no oeste canadense, e que abriga mais de 50 empresas especializadas na área.

A economia de Kamloops tem como base os setores o turismo, agricultura, silvicultura, mineração, indústria, comércio e tecnologia. Entre os maiores empregadores da cidade, podemos citar a Highland Valley Copper Mine, BC Lottery Corporation, Canadian National Railway Company e a Thompson Rivers University (TRU).

O setor de energia limpa tem recebido muito investimento, e sua importância vem crescendo ano a ano. Algumas empresas que estão fomentando o desenvolvimento deste setor em Kamloops são a Nexterra Energy Corporation, Sun Rivers Community Development Corporation, Domtar e Tolko Industries Ltd.

É a TRU a principal parceira da DBK em Kamloops. Na TRU são oferecidos mais de 140 programas de aprendizado, certificados, diplomas, bacharelados e mestrados, muitos deles abertos a alunos internacionais.

Os cursos mais famosos da TRU são atualmente os de Empreendedorismo, Psicologia e Engenharia de Software. Entre as novidades, estão o Wilderness Travel – que ensina os alunos a planejarem viagens para lugares selvagens: roupas adequadas, equipamentos, avaliação de riscos, navegação, preocupações ambientais, etc. – e o Economic of Climate Changes, que não poderia ser mais atual e necessário.

A DBK fez recentemente uma resenha sobre a TRU, onde você pode obter maiores informações sobre esta universidade que é referência no Canadá. Clique aqui para ler.

Kelowna
imagem de Kelowna

Kelowna

População
Salário mínimo /hora
Salário médio /hora
Taxa de Desemprego
5,7% (04/2021)
Temp. média (verão)
12ºC (min) / 29º (max)
Temp. média (inverno)
-6ºC (min) / 3ºC (max)
Seguro-Saúde (por pessoa)
Média mensal (estudante)
CAD$ 75
Moradia (Valores médios – Aluguel mensal)
Quarto individual
Studio / apto 1 quarto
Apartamento 2 quartos
Transporte público (Passe mensal)
Regular
Estudante (Universitário e Superior)
Refeição (por pessoa)
Fast-food
Restaurante médio
CAD$ 10
CAD$ 32
Supermercado (por pessoa)
Despesa semanal média
CAD$ 71

Segunda cidade em população da província de British Columbia,  Kelowna está incrustada no meio do Vale Okanagan, às margens do lago de mesmo nome. Como pode-se imaginar, a natureza é exuberante e a vista é lindíssima, seja das montanhas que cercam a cidade, seja do lago Okanagan.

A cidade conta com um aeroporto internacional, e recebe voos de conexão dos principais aeroportos canadenses. O acesso rodoviário também é fácil – embora a cidade esteja a cerca de 4 horas de viagem de Vancouver, ou 6 de Calgary ou das Montanhas Rochosas, as estradas têm excelentes condições, e são muito seguras.

De acordo com o Tourism Kelowna, mais de 2 milhões de pessoas visitam a cidade a cada ano, fazendo do turismo uma de suas principais atividades econômicas. Os turistas são atraídos pelo clima agradável, pela famosa hospitalidade dos moradores, e uma grande oferta de atividades ao ar livre – que vão de passeios de barco, de bicicleta, trilhas e esqui, apenas para citar algumas.

As inúmeras vinícolas instaladas na região são um caso à parte. Muitas são reconhecidas internacionalmente pela alta qualidade de seus produtos, muitas delas premiadas – não é preciso dizer que com o desenvolvimento das vinícolas, o turismo gastronômico tornou-se um dos pontos altos da cidade, que conta com a presença de chefs renomados e restaurantes badalados.

A constante chegada de turistas movimenta o cenário cultural e artístico da cidade. Kelowna tem à disposição de seus moradores e visitantes inúmeras galerias, museus, teatros, pubs e casas noturnas. Para quem gosta mais de cerveja do que de vinho, nos últimos anos surgiram várias cervejarias artesanais na cidade.

Quem pensa em se estabelecer em Kelowna tem no mercado de turismo uma grande fonte de trabalho. Mas Kelowna não é só turismo. Muitas grandes empresas estabeleceram unidades na cidade, inclusive multinacionais.

Estas empresas concentram-se principalmente nos setores de saúde (Kelowna General Hospital, UBC’s Southern Medical Clinical Academic Campus), manufatura (KF Aerospace, Formashape, Whitewater West), construção civil, tecnologia (Disney Interactive, QHR Technologies)  e agricultura (BC Tree Fruis, Sun-Rype Products).

Os moradores de Kelowna têm acesso a um dos melhores índices de qualidade de vida do Canadá. A abundância de áreas verdes são um convite para um estilo de vida saudável e ativo. A cidade, além de ser lindíssima e segura, oferece uma infraestrutura invejável.

Kelowna tem escolas de altíssimo nível para todas as idades. A cidade é, inclusive, um destino muito procurado para estudantes de ensino médio (High School). Os intercâmbios são feitos em escolas públicas (não gratuitas para alunos internacionais), e neste programa os adolescentes têm uma oportunidade única de vivenciar em profundidade a cultura e o estilo de vida canadense. 

Quem quer fazer um curso superior pode buscar opções na University of British Columbia, quetem um campus na cidade, ou no Okanagan College – nosso principal parceiro na localidade.

O Okanagan College oferece cerca de 130 programas de ensino superior, com duração de 1 a 4 anos. Há muita demanda local para profissionais especializados em uvas e vinho, o que fez com que o college desenvolvesse alguns dos melhores cursos na área em todo o Canadá. Além desses, os cursos mais procurados nesta instituição são o Associate of Arts Degree, Business Administration Diploma e Associate of Science Degree.

Há também alguns programas bastante inovadores, como:

  •  Water Engineering Technology – uma mistura de engenharia química e civil com foco em questões ambientais, e que prepara os alunos para carreiras em microbiologia, monitoramento ambiental, operações de esgoto e muito mais.
  • Common First-Year Engineering – com este curso o aluno estuda o primeiro ano de engenharia. Caso tenha interesse, pode posteriormente se transferir para um curso universitário, do segundo ano em diante.

E então? Consegue imaginar-se morando ou mandando seu filho para estudar em Kelowna? Aqui na DBK você tem uma parceria garantida para transformar esse projeto em realidade.

Nanaimo
imagem de Nanaimo

Nanaimo

População (2019)
Salário mínimo /hora
Salário médio /hora
Taxa de Desemprego
7,2% (04/2021)
Temp. média (verão)
12ºC (min) / 24º (max)
Temp. média (inverno)
3ºC (min) / 7ºC (max)
Seguro-Saúde (por pessoa)
Média mensal (estudante)
CAD$ 75
Moradia (Valores médios – Aluguel mensal)
Quarto individual
Kitchenette / apto 1 quarto
Apartamento 2 quartos
Transporte público (Passe mensal)
Regular
Estudante (Universitário e Superior)
CAD$ 65
CAD$ 170 (semestre)
Refeição (por pessoa)
Fast-food
Restaurante médio
CAD$ 10
CAD$ 42
Supermercado (por pessoa)
Despesa semanal média
CAD$ 77

Nanaimo fica na costa leste da linda Vancouver Island, bem em frente à cidade de Vancouver, no outro lado do canal (a cerca de 23 quilômetros de distância), e a 110 quilômetros ao norte da cidade de Victoria, que também está localizada na ilha.

É uma cidade que atrai muitos aposentados e pessoas que gostam de apreciar a vida ao ar livre – em especial os amantes do surf. Toda essa região do Canadá ostenta uma beleza natural incomparável, e uma grande variedade de atividades em meio à natureza. O clima é ameno durante o ano todo, inclusive durante o inverno. 

Embora seja uma cidade de proporções pequenas comparadas com os grandes centros, a proximidade com Vancouver e a conveniência de um excelente porto fizeram com que muitas empresas se estabelecessem lá, em busca de otimização de custos e facilidade de transporte e comunicação. 

Algumas das principais empresas com base em Nanaimo são a SAP e Microsoft, na área de tecnologia, a Lululemon e Anitzia, na indústria e varejo da moda, Stemcell Technologies na área de biotecnologia, além de empresas na área de infraestrutura e máquinas pesadas, como BC Ferries, DP World Inc e Finning International Inc.

Nanaimo é uma cidade com transporte público eficiente, oferece valores razoáveis de aluguéis e imóveis, possui excelente infraestrutura de saúde e um ensino forte para estudantes de todas as idades. 

A Vancouver Island University é a principal parceira da Go Tour em Nanaimo. É uma instituição que tem em seu portfólio uma imensa variedade de cursos e tipos de certificação. Os programas que mais se destacam na universidade, e que gozam de excelente reputação em todo o país são:

  • Child and Youth Care (Cuidados para Crianças e Adolescentes)
  • Interior Design (Design de Interiores)
  • Chemistry (Química)

A VIU oferece também alguns cursos inusitados, como Beverage Theory,  que aborda da história das bebidas a cuidados, uso responsável e treinamento prático para bartenders, e o Animal Assisted Interventions with Individuals and Families, que é um curso que explora o uso de animais em tratamentos terapêuticos.

Em termos de estrutura, além de contar com instalações de altíssimo padrão, a VIU se destaca pelo Deep Bay Marine Field Station – nela estão disponíveis laboratórios avançados para o estudo da vida costal e marinha, além de um tanque de água salgada, instalado próximo ao ecossistema estuarino da ilha.

No entanto, quem procura uma carreira mais tradicional, não vai se decepcionar com a VIU – cursos muito procurados, como os na área de negócios, hotelaria ou tecnologia da informação também estão disponíveis no catálogo da universidade.

Na região de Nanaimo você pode estudar também na NIC (North Island College). É uma instituição que oferece mais de 80 cursos nas mais diversas áreas, e é muito procurado na região por ter um bom programa de University Transfer (eles possuem acordo com a University of Victoria e outras universidades canadenses).

Os cursos mais populares da NIC estão na área de negócios, comunicação e tecnologia,  como o Global Business Management e Communication Design.

Ficou interessado em Nanaimo e região? A DBK tem toda a experiência e competência para fazer seu projeto de estudo no Canadá virar realidade!

Nelson e Castlegar
imagem de Castlegar

Nelson e Castlegar

População (2019)
Salário mínimo /hora
Salário médio /hora
Taxa de Desemprego
6,2% (04/2021)
Temp. média (verão)
13ºC (min) / 28º (max)
Temp. média (inverno)
-3ºC (min) / 1ºC (max)
Seguro-Saúde (por pessoa)
Média mensal (estudante)
CAD$ 75
Moradia (Valores médios – Aluguel mensal)
Quarto individual
Kitchenette / apto 1 quarto
Apartamento 2 quartos
Transporte público (Passe mensal)
Regular
Estudante (Universitário e Superior)
Refeição (por pessoa)
Fast-food
Restaurante médio
CAD$ 10
CAD$ 25
Supermercado (por pessoa)
Despesa semanal média
CAD$ 70

Imagine uma cidade pequenina localizada em belíssimas montanhas, formada por antigas casas coloridas do período Vitoriano e povoada por uma população hospitaleira e de mente aberta.  Essa cidade existe: ela fica na província de British Columbia, no Canadá, e se chama Nelson.

Para que você possa se localizar, a cidade fica bem no meio do caminho entre Vancouver e Calgary (em média, a viagem de carro leva de 6 a 7 horas entre Nelson e essas outras cidades).

Formada por cerca de 20 mil habitantes, em Nelson todo mundo se conhece, e existe aquela camaradagem e hospitalidade encontrados apenas em cidades pequenas. As pessoas que vivem lá amam viver nas montanhas, em intenso contato com a natureza em todas as épocas do ano. 

O pequeno tamanho, no entanto, não significa que Nelson seja uma daquelas cidades em que não acontece nada de interessante. Ali, aquele ar de nostalgia trazido pela arquitetura de casas e prédios antigos se mistura com a mente fresca e moderna de seus habitantes. Nelson é uma cidade que abraça a diversidade, e pessoas com diferentes hábitos, crenças e convicções convivem em um ambiente de harmonia e de respeito.

A cidade tem uma vida social e cultural bastante vívida – mas cuidado com o que faz, pois você pode virar notícia no jornal local, The Nelson Star.

A economia da cidade é movimentada principalmente por pequenas e médias empresas. O turismo é uma das principais forças econômicas, mas existem outras, como grandes empresas de varejo, manutenção de estradas, construção, tecnologia e madeira.

Entre os maiores empregadores da cidade, podemos listar o Selkirk College, a Pacific Insight Electronics, Yellowhead Road & Bridge Ltd, Kalesnikoff Lumber (Kootenay Innovative Wood), Whitewater Ski Resort, Walmart, entre outras.

Em termos de infraestrutura, você pode esperar encontrar os recursos que uma cidade pequena oferece. Atendimentos de emergência e problemas mais comuns de saúde são plenamente atendidos pelos hospitais e médicos locais, mas caso necessite de alguns tratamentos muito específicos, você pode precisar buscar cidades maiores próximas. 

Nelson é uma cidade mais acessível que outras no momento de alugar ou comprar um imóvel. Isto pode fazer uma diferença considerável no seu planejamento, considerando que o aluguel de um apartamento pode sair menos que a metade do valor de um imóvel equivalente em Vancouver, por exemplo.

Uma curiosidade – ou um problema inusitado, dependendo do leitor – é que os habitantes de Nelson costumam receber visitas de ursos e alces. Por ser uma pequena cidade nas montanhas e próxima de áreas de florestas, os moradores da cidade desde cedo aprendem a conviver com os vizinhos da floresta.

Educação não é um problema na cidade. Se você pretende viajar com sua família, o ensino nas escolas públicas segue o excelente padrão canadense. E para o seu curso superior, você pode considerar o Selkirk College – que possui unidades tanto em Nelson quanto na vizinha Castlegar (a apenas 20 minutos de viagem, e onde fica o aeroporto que serve a região).

O campus Silver King, em Nelson, recebeu uma renovação estimada em 22 milhões de dólares canadenses em 2019 e melhorou sua infraestrutura com lojas, novos edifícios de residência estudantil e um novíssimo salão de beleza, onde os estudantes do curso de Hairstylist praticam suas habilidades aprendidas em sala. Esse mesmo campus recebeu um alto investimento do governo de British Columbia para a criação de uma creche de altíssimo padrão, que atende aos filhos dos alunos e funcionários do college.

O Selkirk College abriga o Columbia Basin Rural Development Institute, o Geospatial Research Centre e o Applied Research and Innovation Centre, que investiu pesadamente nos cursos voltados para a agricultura e agronegócio, tornando este college uma referência nesta área.

Os programas mais populares do college são os de Business, Hospitality e Human Services, com diferentes certificações e duração (certificado, diploma e pós-graduação), que incluem programas de estágio voluntário ou remunerado no último período dos cursos. 

Alguns dos cursos que mais se destacam são:

  • Geographic Information Systems (GIS): treinamento de ponta para alunos que queiram se especializar em GIS. 
  • Contemporary Music and Technology
  • Digital Arts and New Media

Muitos de nossos clientes se interessam pelo Post-graduate Diploma in Gerontological Nursing, por ser uma carreira em ascensão no Canadá. Em vista disso, as vagas são bastante concorridas, e ter experiência comprovada na área ajuda muito no processo de seleção para esse curso.

No Selkirk College você também pode se formar em algumas carreiras que estão em alta no Canadá, como Early Childhood Education e Social Service Worker.

Quer saber mais sobre Nelson e o Selkirk College? Entre hoje mesmo em contato conosco, para colocarmos o seu projeto em movimento!

Vancouver
imagem de Vancouver

Vancouver

População (Vancouver e região metropolitana) 2020
115.004
Salário mínimo /hora
Salário médio /hora
Taxa de Desemprego
7,4% (04/2021)
Temp. média (verão)
14ºC (min) / 23º (max)
Temp. média (inverno)
2ºC (min) / 7ºC (max)
Seguro-Saúde (por pessoa)
Média mensal (estudante)
CAD$ 75
Moradia (Valores médios – Aluguel mensal)
Quarto individual
Kitchenette / apto 1 quarto
Apartamento 2 quartos
Transporte público (Passe mensal)
Regular
Estudante (Universitário e Superior)
CAD$ 98 a CAD$ 177
CAD$ 56
Refeição (por pessoa)
Fast-food
Restaurante médio
CAD$ 10
CAD$ 40
Supermercado (por pessoa)
Despesa semanal média
CAD$ 93

Vancouver é uma das mais bonitas cidades canadenses. Rodeada pelo mar e pelas montanhas, as paisagens são as mais variadas, e todas de tirar o fôlego. As pessoas que apreciam o contato com a natureza podem aproveitar a cidade durante o ano todo: as lindíssimas praias e passeios marítimos no verão,  trilhas e esportes de neve durante o inverno – e isso tudo sem abrir mão de viver em uma metrópole com todo o conforto e urbanidade que ela oferece.

Comparada a outras cidades do Canadá, Vancouver tem um clima bem mais ameno. As temperaturas médias do inverno, embora baixas, não costumam ser negativas, e tampouco o verão costuma ser quente demais. Esta é uma vantagem considerável para brasileiros principalmente, que não estão habituados com invernos mais rigorosos. Mas como não existe almoço grátis, se for viver em Vancouver, esteja preparado para muitos dias de chuva: a cidade tem o carinhoso apelido de Raincouver.

O centro da cidade fica em uma península. Por estar rodeada de água, a única forma de crescimento foi para o alto. É a região mais densa e populosa da cidade, onde há uma grande concentração de prédios de escritórios, estabelecimentos comerciais e prédios de apartamentos. Ainda assim, o Stanley Park, localizado na península, garante uma extensa área verde para os habitantes dessa região. Cerca de 600 mil pessoas vivem no centro – e amam viver ali, pois tudo é perto e pode-se andar a pé por todo o centro – inclusive nas praias.

No entanto, com o rápido crescimento da cidade, também cresceram os subúrbios. A região metropolitana de Vancouver tem hoje mais de 2,7 milhões de habitantes. São cidades independentes, porém com uma intensa ligação com Downtown Vancouver. Surrey é hoje a maior delas – e deve em breve ultrapassar Vancouver em quantidade de habitantes. Outras também de grande importância são Burnaby, Richmond, Coquitlam, Langley, Delta, North Vancouver, Maple Ridge, New Westminster, e West Vancouver.

Esta região do Canadá se orgulha da grande diversidade étnica e cultural de seus habitantes, e atribui a essa diversidade a sua força e criatividade. Vancouver e as cidades da região metropolitana receberam uma grande quantidade de imigrantes na última década, vindos de todas as partes do mundo. Lá você terá a oportunidade de ter contato com múltiplas culturas, e ouvir os mais diversos idiomas e sotaques.

Vancouver tem uma economia forte e bastante diversificada. O porto da  cidade é o mais movimentado do país, o que faz com que uma das atividades econômicas mais fortes seja o comércio internacional. No centro financeiro estão localizadas as sedes de grandes empresas mineradoras e de produtos florestais, além dos principais bancos canadenses e internacionais.

A cidade vem se destacando nos últimos anos no setor cinematográfico – tanto que um dos apelidos da cidade é “Hollywood North“- ou melhor, Hollywood do norte. Nada menos do que 10% das produções hollywoodianas foram filmadas nos estúdios de Vancouver.

Como tem acontecido em outros grandes centros canadenses, em Vancouver também se observa um grande crescimento da indústria de tecnologia. Além das Big Techs, como SAP, Apple e Microsoft terem importantes sedes na cidade, há inúmeros programas de incentivo para a criação e desenvolvimento de startups.

O Canadá como um todo – mas especialmente Vancouver- tem uma grande preocupação com o desenvolvimento sustentável e a proteção dos recursos naturais. Isto pode ser observado no grande incentivo do país, províncias e municipalidades, como Vancouver, ao desenvolvimento da indústria de energia limpa. É uma área com forte tendência de crescimento em importância e volume de negócios.

E por fim, como não poderíamos deixar de mencionar, com tanta beleza por todos os lados, que o turismo é um dos grandes motores econômicos de Vancouver. Além de ser um destino de férias muito procurado, a cidade atrai visitantes com inúmeros eventos esportivos – como as olimpíadas de inverno de 2010 – e eventos corporativos, como convenções e feiras. 

Entre as principais empresas presentes na cidade estão SAP, Microsoft, Lululemon, Sage, Fortinet, Paladin Security Group, Fairmont Hotels and Resorts, entre muitas outras.

Em termos de infraestrutura, Vancouver já foi eleita diversas vezes como o melhor lugar para se viver por várias revistas de negócios. O trânsito no centro pode ficar congestionado às vezes, mas o transporte público funciona muito bem – desde o SkyTrain, como é conhecido o metrô da cidade, além de várias opções de ônibus e balsas. Há uma sofisticada rede de ciclovias para aqueles que gostam de pedalar e usar a bike como meio de transporte.

A educação pública oferecida para os alunos do ensino infantil, fundamental e médio são de altíssima qualidade, e em Vancouver há uma grande quantidade de colleges públicos e privados, com cursos concorridos e reconhecidos nacionalmente. Há duas grandes universidades (a University of British Columbia – a sétima colocada no ranking canadense, e 37ª no ranking mundial), e a Simon Fraser University.

A Go Tour tem inúmeros colleges parceiros em Vancouver, como o Langara College. No Langara, nossos clientes contam com uma enorme variedade de programas, tanto de graduação (certificate, diploma ou bachelor) quanto pós-graduação. 

A Kwantlen Polytechnic University (KPU) oferece cursos inovadores – de mestre cervejeiro a medicina tradicional chinesa, e tem um programa muito bacana  para alunos que cursam uma faculdade ou universidade no Brasil, e desejam fazer apenas algumas matérias em uma universidade canadense, sem a necessidade de passar por todo o processo burocrático do application.

Outros grandes parceiros da Go Tour na região são o Douglas College, a Capilano University, NYIT, FDU, BCIT, UCW, Vancouver Film School, VCC – Vancouver Community College, entre outros. 

Além dos colleges públicos, em Vancouver há colleges privados que também combinam estudo e trabalho, como o ILAC College, Greystone College, Vanwest, Alexander College, Sterling College, entre outros. Eles oferecem uma flexibilidade maior em datas de início, e possuem foco em carreiras específicas. No geral, os valores dos cursos oferecidos nestas instituições são mais acessíveis que os dos colleges públicos. 

Se você tem intenção de estudar em um college privado e trabalhar no Canadá após a sua formatura, preste atenção ao fato de que há colleges ou cursos específicos oferecidos por eles que não são elegíveis ao PGWP (Post-Graduation Work Permit). Seu consultor educacional conhece todas estas particularidades, e poderá auxiliá-lo na escolha do melhor curso para o seu caso.

Cursos de idiomas também oferecem uma excelente oportunidade de vivenciar a experiência canadense, e de fazer amigos vindos de todas as partes do globo. Em Vancouver há inúmeras escolas de idiomas, muitas com programas bastante diferenciados, que variam conforme a idade, objetivo (estudo geral da língua, ou inglês profissional com foco em carreiras específicas), e até mesmo cursos que combinam passeios e outras atividades de lazer.

A DBK tem muitos parceiros na cidade, como a ILAC, VGC, Vanwest, Tamwood, CCEL, Kaplan, LSI, EC e International House.

Ficou interessado em viver e estudar em Vancouver e região? Fale agora mesmo com um de nossos assessores educacionais, ou acesse os links das instituições para maiores informações.

Victoria
imagem de Victoria

Victoria

População (2020)
Salário mínimo /hora
Salário médio /hora
Taxa de Desemprego
6,2% (04/2021)
Temp. média (verão)
12ºC (min) / 24º (max)
Temp. média (inverno)
3ºC (min) / 7ºC (max)
Seguro-Saúde (por pessoa)
Média mensal (estudante)
CAD$ 75
Moradia (Valores médios – Aluguel mensal)
Quarto individual
Kitchenette / apto 1 quarto
Apartamento 2 quartos
Transporte público (Passe mensal)
Regular
Estudante (Universitário e Superior)
Refeição (por pessoa)
Fast-food
Restaurante médio
CAD$ 10
CAD$ 40
Supermercado (por pessoa)
Despesa semanal média
CAD$ 93

Localizada na parte sul da Vancouver Island, Victoria é a capital da província de British Columbia, também conhecida como “The City of Gardens“, ou “a cidade dos jardins”.

A cidade tem uma arquitetura primorosa, de forte influência britânica, e está encravada em cenários que parecem de filme – montanhas com picos nevados de um lado, e do outro, o Oceano Pacífico rouba a cena.

Estudantes e pessoas que buscam o Canadá como um destino para viver encontram em Victoria uma cidade pequena, de clima ameno, de trânsito fácil e que oferece todo o conforto e qualidade de vida encontrada em uma cidade grande. O clima ameno da cidade é um atrativo decisivo para quem quer viver no Canadá, mas não gosta de invernos rigorosos. 

A população de Victoria é bastante diversa e aberta a diferenças. Para se ter uma ideia, em Victoria fica a mais antiga “chinatown” de todo o Canadá. A população é uma das mais equilibradas em termos de idade. Victoria atende a diversos públicos – desde  estudantes, interessados em suas faculdades ou universidades reconhecidas, profissionais atraídos pela crescente oferta de trabalho e bons salários praticados na região, e aposentados encontram em Victoria o clima e a qualidade de vida para aproveitar ao máximo seus últimos anos.

O serviço de saúde público da cidade é prestado pela Island Health, que possui uma rede bem estabelecida de profissionais, clínicas, hospitais, laboratórios e serviços residenciais. 

Em termos de transporte, por ser uma cidade relativamente plana e pequena, além de uma eficiente malha de ônibus urbanos, é muito fácil se locomover a pé, e pode-se ir a todo lugar usando a sua bicicleta como meio de transporte. A cidade é um exemplo de acessibilidade, e pessoas que dependem de uma cadeira de rodas conseguem circular facilmente por toda Victoria.

A cidade tem uma economia diversificada, e bastante forte em pequenos e médios negócios, em contraste com outros grandes centros canadenses, em que as grandes empresas correspondem a uma boa parcela da economia. Em comum com o resto do país está o crescimento do setor tecnológico, responsável pela geração de mais de 3 bilhões de dólares canadenses ao ano.

A segunda atividade com melhor resultado econômico em Victoria, como pode-se imaginar, é o turismo. O setor contribui com 2 bilhões de dólares canadenses anuais, e é um dos principais geradores de empregos em Victoria e sua região metropolitana.

Outros setores que vêm apresentando expansão ao longo dos últimos anos são os de educação, pesca, transportes marinhos, construção, saúde, varejo e agricultura.

A DBK é parceira das principais instituições de ensino superior da cidade, como a Univerisity of Victoria (UVIC), que oferece programas únicos, combinando o estudo de idiomas com certificados ou diplomas na área de negócios, ou o Camosun College, que oferece uma quantidade grande de cursos de ensino superior com 2 anos de duração (diplomas), e também cursos de pós-graduação, para os alunos que desejam dar aquela turbinada no currículo.

Nossos assessores educacionais estão à sua disposição para ajudar você a viabilizar seu curso superior na UVIC ou na Camosun. Entre agora mesmo em contato com a gente!

Whistler
imagem de Whistler

Whistler

População (2020)
Salário mínimo /hora
Salário médio /hora
Taxa de Desemprego
7,2% (04/2021)
Temp. média (verão)
11ºC (min) / 27º (max)
Temp. média (inverno)
-8ºC (min) / -2ºC (max)
Seguro-Saúde (por pessoa)
Média mensal (estudante)
CAD$ 75
Moradia (Valores médios – Aluguel mensal)
Quarto individual
Studio / apto 1 quarto
Apartamento 2 quartos
Transporte público (Passe mensal)
Regular
Estudante (Universitário e Superior)
Refeição (por pessoa)
Fast-food
Restaurante médio
Supermercado (por pessoa)
Despesa semanal média
CAD$ 90

Localizada entre as gigantes montanhas Whistler e Blackcomb, a charmosa cidade de Whistler é um dos destinos canadenses mais badalados, principalmente durante o inverno. A cerca de 2 horas de carro de Vancouver, a cidade tem um dos melhores resorts de esqui de todo o mundo.

A cidade em si é um charme só – é uma delícia caminhar entre as inúmeras lojas, hotéis, restaurantes e cafés. A pequena cidade de pouco mais de 10 mil habitantes oferece ainda muitas atrações, como centros culturais, spas e todo o tipo de atividade para acomodar os variados anseios de todos os 3 milhões de turistas que passam por lá a cada ano. Grandes eventos esportivos acontecem regularmente na cidade, que foi a sede dos jogos paralímpicos de inverno em 2010.

Whistler foi agraciada com uma natureza exuberante – além dos resorts de esqui nas montanhas, está cercada por uma magnífica floresta, rios caudalosos e  lagos, o que permite também uma variedade imensa de passeios e de atividades ao ar livre.

Por esta pequena descrição, você já percebeu que a cidade vive basicamente do turismo. Isto significa que, a menos que você tenha alguma vocação ou treinamento muito específico para o mercado de turismo, Whistler não é um lugar indicado para morar definitivamente, pois o custo de vida na cidade costuma ser alto.

Por ser uma cidade tão pequena e por receber tantos visitantes, não há muita disponibilidade de acomodação de longo prazo, o que faz com que os preços de aluguel sejam bastante altos. O gasto médio para comer fora, ou supermercado, por exemplo, podem ser mais altos do que nos grandes centros. 

No entanto, a mão-de-obra local não dá conta, sozinha, de atender ao imenso volume de visitantes que a cidade recebe, o que pode gerar boas oportunidades de trabalho. Cerca de 35% dos empregos em Whistler são preenchidos por pessoas de fora da cidade. Como curiosidade, apenas o resort emprega mais de 12 mil pessoas (o mesmo número de toda a população da cidade) na alta temporada.

Mesmo que você não tenha a intenção de se estabelecer em Whistler, viajar pra lá vale muito a pena, é um destino turístico inesquecível. Ainda mais se puder unir o útil ao agradável.

Em Whistler fica uma das escolas de idiomas mais descoladas do Canadá, a Tamwood Languages Centre. Além de estar localizada em uma cidade tão pitoresca e cheia do que fazer (você terá muitas oportunidades de usar as habilidades aprendidas em sala de aula), a Tamwood tem professores experientes e super qualificados. As turmas são pequenas, o que garante uma atenção personalizada a cada aluno, que também pode optar por aulas individuais.

Na Tamwood, você pode tanto fazer os cursos regulares de inglês (o General English), quanto os preparatórios para exames, ou mesmo o pathway (programa de inglês acadêmico para admissão em colleges ou universidades). 

Os alunos mais radicais podem, inclusive, escolher programas de idiomas que incluem esportes de aventura: esqui ou snowboard no inverno, ou mountain bike no verão. Não podemos imaginar uma combinação melhor.

A DBK é parceira da Tamwood, e leva você para um curso de inglês diferente de tudo o que você já viu.

Colleges e Universidades

Cursos de inglês

imagem de Manitoba

Manitoba

É muito comum que a maioria das pessoas que desejam morar ou estudar no Canadá pensem em províncias como Ontario, Quebec e British Columbia. São as províncias mais desenvolvidas do país, com uma grande oferta de trabalho e bons salários, mas também são as províncias de custo de vida mais alto.

População1,4 milhões
Salário MínimoCAD$ 11,90 /hora
Taxa de Desemprego7,2% (15/2021)

Manitoba, menos conhecida, é normalmente esquecida ou subestimada. No entanto, quem busca uma província no Canadá que ofereça o pacote completo (qualidade de vida, baixos custos para se manter e oportunidades de trabalho), pode encontrar em Manitoba o destino ideal. Lá, você vive melhor e gastando menos.

Valores gastos com moradia (tanto para compra quanto aluguel), seguro de carros, tarifas de eletricidade e água, anuidades da faculdade ou universidade, alimentação – e assim vai – estão entre os mais baixos do Canadá. O site oficial da província estima que uma família com renda média anual de CAD$ 75 mil consegue economizar cerca de CAD$ 12 mil por ano – e essa economia pode ser usada tanto para financiar a casa própria, fazer viagens de férias, comprar a cabana no lago, ou com lazer. 

Em Manitoba, o ar é limpíssimo, e muitos são os dias de sol e céu azul. As cidades, de proporções médias e pequenas (a capital Winnipeg, que é a maior cidade da província,  tem menos de 1 milhão de habitantes) tem trânsito mais leve, e perde-se muito pouco tempo em deslocamentos.

As cidades são seguras, com atmosfera familiar e acolhedora, e o contato intenso com a natureza em todas as estações do ano é uma das características mais marcantes do estilo de vida dos habitantes da província.

Quem gosta do frio vai encontrar em Manitoba o lugar perfeito para viver. Quem não gosta deve considerar cuidadosamente este ponto, pois os invernos na província são bastante rigorosos, com temperaturas extremas e muita neve.

A população de Manitoba é culturalmente bastante diversa, graças ao intenso fluxo migratório nos últimos anos. Esta população construiu uma economia forte e diversificada, em franco crescimento e com muitas oportunidades. É hoje uma das províncias com a menor taxa de desemprego do país, mesmo após a pandemia de Covid-19. 

Entre as principais atividades econômicas da província estão o agronegócio (responsável por 10% de toda a produção agrícola do país) e a indústria de alimentos, incluindo carnes processadas, alimentos à base de batatas e grãos, refinarias de óleos vegetais (canola, soja e milho), laticínios, entre outras.

Manitoba tem um setor de manufatura avançada bastante desenvolvido. Lá se encontram indústrias de materiais aeroespaciais, ônibus, fabricação de materiais para construção civil, maquinários, indústria moveleira, eletrônicos, plástico e indústria farmacêutica, com grande parte da produção local exportada para os Estados Unidos, China, Japão, México, Coréia do Sul, Taiwan, Emirados Árabes e Reino Unido.

Winnipeg
imagem de Winnipeg

Winnipeg

População (2020)
Salário mínimo /hora
Salário médio /hora
Taxa de Desemprego
7,5% (04/2021)
Temp. média (verão)
13ºC (min) / 26º (max)
Temp. média (inverno)
-20ºC (min) / -11ºC (max)
Seguro-Saúde (por pessoa)
Média mensal (estudante)
CAD$ 75
Moradia (Valores médios – Aluguel mensal)
Quarto individual
Kitchenette / apto 1 quarto
Apartamento 2 quartos
Transporte público (Passe mensal)
Regular
Estudante (Universitário e Superior)
Refeição (por pessoa)
Fast-food
Restaurante médio
Supermercado (por pessoa)
Despesa semanal média
CAD$ 88

Winnipeg, capital da província de Manitoba, é conhecida também como o “centro do continente”, pois geograficamente fica localizada no centro da América do Norte. Embora tenha uma localização relativamente isolada (a cidade grande mais próxima – Minneapolis, nos EUA – fica a cerca de 700 km de distância), Winnipeg é uma cidade vibrante, economicamente desenvolvida, com intensa vida social e cultural e cheia de oportunidades.

O estilo de vida canadense, no geral, valoriza muito o contato com a natureza e atividades ao ar livre, independentemente da estação do ano. Winnipeg não foge a essa tradição – a natureza ao redor da cidade é rica e exuberante, perfeita para trilhas a pé ou em bicicleta, para acampar ou tomar banhos de lago no verão, e no inverno pode-se aproveitar a maior pista natural de patinação do mundo, além de outros tantos esportes de inverno (a cidade tem um forte time de hockey, que joga na NHL, o Winnipeg Jets). É muito comum que as pessoas tenham uma pequena propriedade, como pequenas chácaras ou cabanas – conhecidas como cottages – nas áreas próximas aos lagos, para aproveitar ao máximo os dias junto à natureza.

Quem prefere o cenário urbano também não se desaponta em Winnipeg. A cidade é conhecida pelo seu multiculturalismo – há pessoas vindas de toda parte do mundo, e isso se observa nas ruas, nos restaurantes, no transporte público, nas instituições de ensino. São muitos os “newcomers“, que encontraram em Winnipeg a combinação perfeita entre oportunidade de desenvolvimento profissional e baixo custo de vida.

Um dos custos que normalmente mais pesa para os estudantes ou para aqueles que migram para o Canadá é o aluguel. Em Winnipeg é possível encontrar quartos ou apartamentos em valores substancialmente menores do que os de cidades mais populares, como Toronto ou Vancouver. Custos que representam uma boa parte do orçamento, como seguros, eletricidade ou combustível e creche para crianças que ainda não estão em idade escolar são bem mais acessíveis.

Pode-se viver em Winnipeg com uma excelente qualidade de vida. A cidade é limpa, organizada e segura. O transporte público é eficiente, e a cidade tem uma rede extensa de ciclovias (além de tudo, a cidade é plana, o que faz com que muitos habitantes tenham adotado a bicicleta como seu meio de transporte de escolha).

A vida cultural na cidade é intensa. Winnipeg é a sede do famoso Royal Winnipeg Ballet – a companhia de dança mais antiga do Canadá, e uma das mais importantes da América do Norte. As artes plásticas e a música da cidade também têm um lugar de destaque no cenário nacional, representadas pela Winnipeg Symphony Orchestra, ou por seus grandes museus e galerias. Em Winnipeg há bares e restaurantes de todos os tipos de etnias – a propósito, lá acontece anualmente o Folklorama – um festival que celebra a diversidade cultural da cidade.

Winnipeg é uma cidade bastante ensolarada – são mais de 300 dias de sol por ano, em média. Mas o clima é um dos fatores que devem ser levados em consideração ao decidir pela cidade – o inverno pode ter dias extremos, pois a cidade sofre influência de frentes polares. Por outro lado, o verão também pode ser bem quente – e nessa estação, os locais reclamam bastante da grande quantidade de mosquitos.

Em termos de desenvolvimento econômico, Winnipeg tem vários setores de destaque. Algumas das empresas que mais oferecem oportunidades são:

Manufatura Avançada: NFI Group, Canada Goose, Precision ADM, WinPak, MacDon, KitchenCraft.

Indústria Aeroespacial: Boeing, GE Aviation, Magellan Aeroespace, StandardAero.

Agribusiness: PGF, Merit Functional Foods, HyLife, Roquette, Simplot, Maple Leaf, Cargill, Manitoba Harvest.

Tecnologia da Informação e Comunicações: Microsoft,  Bell MTS, Canadian Tire Cloud Computing Centre, Imaginet, Online Business Systems, Farmers Edge, Librestream, RAPID RTC, SkipTheDishes, Bold Commerce, Sightline Innovation.

Energia e Meio-Ambiente: Manitoba Hidro, Miller Waste Systems, Pinchin, RTDS Technologies

Setor Financeiro: além dos principais bancos, Telpay, Payworks, Canada Life, Wawanesa Insurance, RBC Royal Bank, Caisse Financial Group.

Biotecnologia: CerebraHealth, Kane Biotech, Edibles and Infusions, Bausch Health, Pfizer

Transportes e Logística: CargoJet, CP Rail, CN, Congebec, FedEx, Kohl and Frisch, Maxim, McKesson, Sysco, Versacold.

Em Winnipeg, a Go Tour é parceira do Red River College e do Manitoba Institute of Trades and Technology (MITT).

O Red River College é a maior instituição de aprendizado prático da província. São cinco campi – quatro deles em Winnipeg, e o quinto na zona rural. É um college que tem parcerias com as empresas locais e oferece centros modernos de pesquisa e treinamento. Recentemente o RRC inaugurou o Skilled Trades and Technology Centre, com o foco na formação de profissionais altamente demandados pelo mercado local, especializados em carpintaria e metalurgia, além de robótica, automação, pneumática e design.

Entre os cursos mais populares do RRC estão o Business Administration, Business Information Technology, Civil Engineering Technology, Electrical Engineering Technology e Dental Assisting. Há cursos com excelente reputação Canadá afora, como o Culinary Arts (os alunos são treinados em uma cozinha inteiramente funcional, e se tornam aptos a trabalhar tanto na indústria de serviços alimentares, como na cozinha industrial) e o ASL English Interpretation (um curso de 2 anos, que prepara os alunos para trabalhar com deficientes auditivos ).

O MITT é um college especializado em Tecnologia da Informação e Negócios, Saúde, Serviços Humanos e cursos técnicos. São cerca de 25 programas entre certificados e diploma (cursos de 1 a 2 anos de duração), entre os quais os mais populares são o Cyber Defense and Cloud Administration, Pharmacy Technician, além de cursos em desenvolvimento de software, hotelaria e gastronomia. O college oferece um programa de homestay para os alunos internacionais, que correspondem a 50% dos alunos matriculados em tempo integral.

Quem procura um curso universitário, encontra duas grandes instituições em Winnipeg: The University of Winnipeg, e a University of Manitoba.

A University of Manitoba é a universidade mais antiga do Canadá, e oferece mais de 100 programas nas mais diversas áreas do conhecimento. Seus cursos têm uma excelente reputação no cenário nacional, e entre eles se destacam o Film Studies (cinema) e o curso de Agroecologia.

Já a The University of Winnipeg é uma instituição que se orgulha de seu serviço à comunidade local, e de ter uma relação bastante próxima entre alunos e professores – as turmas são pequenas, e possibilitam uma grande interação durante as aulas. Entre os cursos que se destacam nessa universidade estão o Theatre and Film, o Statistics: Data Science Stream, e The Art of Cultural Management.

Winnipeg é uma cidade interessante para estudar inglês. A Heartland International English School tem programas especializados para adolescentes, jovens e adultos, de general english a preparatórios para testes e cursos de inglês acadêmico (pathway).  Especialmente interessante é o programa All Inclusive (general english), que cobre todas as despesas do aluno durante todo o período do curso (exceto, claro, gastos pessoais).

Que tal ir para Winnipeg? A DBK está preparada para construir seu projeto, e torná-lo realidade.

Colleges e Universidades

pa view

Províncias do Atlântico

ProvínciaPopulação (2020)Salário MínimoTaxa Desemprego (04/2021)
Nova Scotia979.449CAD$ 12,95 /hora8,1%
New Brunswick782.078CAD$ 11,75 /hora8,5%
Newfoundland and Labrador520.438CAD$ 12,50 /hora13,9%
Prince Edward Island159.819CAD$ 13,00/hora8,2%

Esta região, conhecida como Atlantic Canada (ou Províncias do Atlântico) concentra as 4 províncias situadas na costa leste do Canadá: Nova Scotia, Prince Edward Island (PEI), New Brunswick e Newfoundland and Labrador.

São províncias menores em tamanho, mas que esbanjam beleza natural, história e qualidade de vida e oportunidades para seus habitantes.  É uma região pouco populosa, que tem muito potencial de desenvolvimento. A população está concentrada nas áreas urbanas – principalmente nas capitais de província, e todas elas são carentes de mão-de-obra qualificada e de empreendedores dispostos a investir e desenvolver seus territórios.

Em geral os salários mínimos e médios destas províncias são abaixo da média nacional, porém o custo geral para se viver também é mais baixo que nos grandes centros, onde se ganha mais dinheiro, mas também se gasta muito mais.

São províncias que aliam um estilo de vida mais tranquilo a tudo de bom que o Canadá tem a oferecer: escolas públicas de ótima qualidade, serviço de saúde eficiente, segurança urbana, contato intenso com a natureza e aquela receptividade e acolhimento que só um país construído por imigrantes pode oferecer. Quem pensa em fazer um curso superior no Canadá e quem sabe depois se estabelecer por lá, vai encontrar muitas opções interessantes e acessíveis nas Províncias do Atlântico.

Apesar de ser a segunda menor província em território (atrás apenas de Prince Edward Island), Nova Scotia é a mais populosa entre as Províncias do Atlântico. Halifax, a capital, é o maior centro urbano.

Nova Scotia

Fundada por escoceses (daí o nome Nova “Escócia”), seus residentes até hoje mantêm viva a cultura de seus antepassados. O povo é receptivo e hospitaleiro, e quem se estabelece por lá logo se integra à comunidade.

O cenário de Nova Scotia é deslumbrante – e por isso é um dos grandes destinos turísticos do Canadá. Não importa para onde você olhe, vai ver o contraste do verde das fazendas bem cuidadas com o azul do oceano, em meio a penhascos de pedra e charmosos faróis. Além de Halifax, vale a pena conhecer Cape Breton, Lunenburg, Chester, entre outras pequenas jóias escondidas da província.

O clima é uma mistura do continental e do marítimo, com invernos bastante frios e verões amenos. Em Nova Scotia, o oceano atua como regulador da temperatura, fazendo com que o inverno, apesar de intenso, não seja extremo como no interior do continente.

A economia local é movimentada pela indústria pesqueira, plataformas de petróleo e turismo, mas outros setores têm apresentado crescimento rápido e constante, como o setor tecnológico, aviação e agricultura para consumo interno e exportação (com grande destaque para frutas vermelhas e árvores naturais de Natal).

Nova Scotia é a mais desenvolvida das províncias do Atlântico, sendo uma das mais promissoras para quem busca estudar e futuramente se estabelecer na região.

Halifax
imagem de Halifax

Halifax

População (2019)
Salário mínimo /hora
Salário médio /hora
Taxa de Desemprego
7,3% (12/2020)
Temp. média verão
15ºC (min) / 24º (max)
Temp. média inverno
-7ºC (min) / -1ºC (max)
Seguro-Saúde (por pessoa)
Média mensal (estudante)
CAD$ 75
Refeição (por pessoa)
Fast-food
Restaurante médio
Supermercado (por pessoa)
Despesa semanal média
CAD$ 94
Moradia (Valores médios – Aluguel mensal)
Quarto individual
Kitchenette / apto 1 quarto
Apartamento 2 quartos
Transporte público (Passe mensal)
Regular
Estudante (Universitário e Superior)

Capital da província de Nova Scotia – e a maior cidade entre as províncias do Atlântico, Halifax é o lugar perfeito para quem procura a conveniência e conforto de uma capital, mas valoriza aquele ar mais relaxado e familiar das cidades menores.

Apesar de em Halifax fazer bastante frio para padrões brasileiros, ao comparar o clima da cidade com outras cidades canadenses, percebemos que as temperaturas costumam ser bem mais amenas. A primavera é fresca e chuvosa, os verões são quentes e ensolarados. No outono começa a fazer frio, e há neve no inverno, mas a temperatura não chega a ser extrema. Por estar de frente ao mar aberto, não importa a estação do ano, sempre tem muito vento.

Halifax é cercada por lindas vistas do oceano. No porto da cidade, você pode respirar aquele cheirinho de mar enquanto caminha pelo calçadão, apreciando a música dos artistas de rua que costumam se apresentar por lá. A cidade tem uma atmosfera boêmia, com sua grande quantidade de cervejarias artesanais, bares, e restaurantes de todos os tipos –  dizem que em Halifax come-se a melhor lagosta do mundo. Turistas e locais se misturam e aproveitam o ar de praia que permeia toda a cidade. 

É uma cidade bastante segura para morar. O recente crescimento econômico e rápido aumento da população elevou os valores dos aluguéis e imóveis, mas ainda assim, eles permanecem mais acessíveis que os de destinos mais procurados como Toronto, Vancouver e Montreal. As escolas públicas são de muito boa qualidade, e há 4 instituições de ensino superior na cidade e mais 2 em outras cidades da província, que atraem estudantes de todo o mundo, que movimentam a economia e a vida social da cidade.

O distrito escolar de Halifax foi, inclusive, o pioneiro em programas de High School para alunos internacionais no Canadá, e continua sendo um destino muito procurado para esta finalidade. Os alunos estudam nas escolas públicas da cidade (não são gratuitas para alunos de outros países), moram em casas de família, e têm a possibilidade de vivenciar uma cultura diferente, e experimentar a liberdade em um ambiente seguro.

A saúde pública funciona bem, apesar de haver relatos de dificuldade de encontrar médicos de família que aceitem novos pacientes. Apesar disso, ninguém fica sem atendimento na cidade – em caso de necessidade de atendimento médico, há várias “walk in clinics” (clínicas de pronto atendimento) em que todos, inclusive quem ainda não tem um médico de família, têm acesso aos serviços de saúde que necessitam.

Quem mora nos bairros mais centrais normalmente consegue se locomover pela cidade caminhando, de bicicleta ou usando o sistema público de transporte. No entanto, quem vive em localidades mais afastadas pode sentir necessidade de comprar ou alugar um carro para ter mais comodidade nos deslocamentos.

Apesar do custo de vida ser menor no geral, em Halifax os impostos e valores dos alimentos são um pouco mais caros que em outros centros do país – ainda assim, tendo uma boa estratégia de compras, é possível se alimentar bem dentro de um orçamento limitado.

Em termos econômicos, Halifax é a cidade mais desenvolvida das Províncias do Atlântico. É possível encontrar um emprego com boa remuneração e com bom equilíbrio entre a vida profissional e pessoal. Há muitas iniciativas na cidade que promovem a conexão entre os trabalhadores e empresas, que são bastante efetivas na colocação profissional de estudantes internacionais e novos imigrantes. No site da prefeitura de Halifax, você encontra os links para estas iniciativas.

Entre os setores que mais empregam, estão o de telecomunicações, serviços financeiros, tecnologia da informação, turismo, saúde e governo. A maioria das empresas que figuram nos 100 melhores lugares para se trabalhar nas Províncias do Atlântico ficam em Halifax. Entre elas, podemos citar a Admiral Insurance Services e a East Coast Credit Union no setor financeiro, a Emera inc e a Irving Oil em energia e petróleo, a Jazz Aviation LP em transportes, a Northwood e IWK Health Centre em saúde, e na área de tecnologia da informação, NTT Data, REDspace, ResMed, Verafin e Web.com. 

Alunos internacionais que se interessam em estudar em Halifax ou em Dartmouth (cidade que fica a 10 minutos de Halifax, do outro lado do canal),  têm uma ampla variedade de instituições de ensino superior para escolher. São eles a MSVU (Mount Saint Vincent University), Dalhousie University, St. Mary’s University NSCC (Nova Scotia Community College), Acadia University e Cape Breton University.

Na MSVU, os alunos contam com um aprendizado praticamente individualizado, pois a instituição trabalha com classes muito pequenas, e os professores conhecem cada aluno pelo nome. Os alunos desde cedo têm oportunidade de conduzir pesquisas científicas em diversos campos de estudo, de química quântica a neurociência ou desenvolvimento infantil, e acesso a um excelente programa de co-op (estágio).

Os cursos mais procurados nesta universidade são os bacharelados de 4 anos ou mestrados, como o Applied Human Nutrition (os alunos aprendem desenvolvimento de produtos, segurança alimentar, nutrição comunal e atendimentos de saúde) e Public Relations(o curso mais antigo de Relações Públicas do Canadá, que é referência nacional até os dias de hoje). As opções de curta duração na MSVU são os diplomas de Business Administration e Tourism and Hospitality Management, de dois anos, ou certificados de 1 ano em Accounting e Marketing.  

A Dalhousie University é a maior universidade nas Províncias do Atlântico, e conduz pesquisas em mais de 60 campos do conhecimento, com enfoque em oceanos sustentáveis, energia limpa e tecnologias sustentáveis, segurança alimentar e desenvolvimento cultural e social – cada uma destas áreas conta com uma grande expertise em big data, inovação e empreendedorismo.

Na Dalhousie University também se destacam os programas de bacharelado e mestrado, como o Applied Computer Science (foco na construção de habilidades técnicas fortes, resolução de problemas, e desenvolvimento de alta capacidade em comunicação e gerenciamento), Aquaculture (estudo de espécies aquáticas vivas, manuseio e criação de espécies aquáticas e gerenciamento de instalações – o curso acontece na espetacular estrutura do aquário da universidade), e Law, Justice and Society (um curso interdisciplinar, que dá uma visão bastante abrangente sobre o propósito da lei na sociedade, com enfoque em direitos humanos, programas de restituição e justiça restaurativa). 

Os icônicos prédios históricos da St. Mary’s University ficam localizados no coração de Halifax, em meio a uma extensa área verde e banhados pelo ar da maresia. É uma das instituições que mais recebe estudantes internacionais, que representam quase 30% do total de alunos.

A universidade tem uma forte escola de administração e negócios (a Sobey School of Business), que oferece sólidos cursos de bacharelado e mestrado, com um foco grande no desenvolvimento do espírito empreendedor dos alunos, que possuem diversas oportunidades para aplicar, na prática, os conceitos explorados na excelente grade curricular dos cursos – de competições de estudos de caso, programas internacionais de estágio, programas de investimentos gerenciados pelos estudantes e interações com a comunidade local de negócios.

Os programas de destaque na St. Mary’s são o Entrepreneurship (empreendedorismo – os estudantes aprendem as teorias mais modernas, enquanto desenvolvem habilidades para trabalhar com investimentos de risco e técnicas de gestão enquanto participam de competições de casos e workshops), o Intercultural Studies (um programa flexível que pode ser combinado com outros cursos, em que os alunos aprendem idiomas e desenvolvem habilidades interculturais, tanto em sala quanto em oportunidades internacionais), e o Forensic Sciences (os alunos desenvolvem habilidades críticas para avaliar informações e analisar dados, à medida que se aplicam às leis civis ou criminais).

O Nova Scotia Community College (NSCC) é líder em programas marítimos, mas também oferece uma grande diversidade de programas e carreiras, como Business, Media, Culinary Arts, Health and Wellness e IT and Engineering

O NSCC também conduz inúmeras pesquisas científicas em geração de energia, tecnologias de engenharia, meio-ambiente, tecnologias agrícolas e oceanos, com destaque para a pesquisa em Geomática.

Os colleges e universidades de Halifax têm muita procura por estudantes de todo o mundo, e os processos de admissão são bastante competitivos. Por isso, você deve se planejar e iniciar seu processo com pelo menos 1 ano de antecedência, para não correr o risco de ficar sem vaga.

Se você está buscando curso de inglês para dar aquela turbinada no currículo, ou precisa fazer o pathway (inglês acadêmico para ingresso em colleges ou universidades), em Halifax há excelentes opções. Além de algumas tradicionais escolas de idiomas, como a CCLC e a ECLC, as universidades presentes na cidade oferecem cursos de inglês de altíssimo nível.

Que tal estudar em uma das excelentes instituições de Halifax, enquanto desfruta do estilo de vida praiano da cidade? A DBK está preparada para ajudá-lo a construir o seu projeto!

New Brunswick

New Brunswick é conhecida como “a jóia escondida” do Canadá. Ela faz fronteira com a província de Quebec ao norte, com o estado americano de Maine a oeste, e a costa leste todinha margeia o Oceano Atlântico. Esta área costeira é a mais populosa da província, que tem cerca de 80% do território coberto por uma floresta cheia de biodiversidade (ursos, linces, alces, corças, entre outros). A baía de Fundy é um dos pontos mais conhecidos de New Brunswick – é uma das 7 maravilhas da América do Norte, cujos destaques são as variações extremas da maré, descobertas geológicas (fósseis de dinossauros) e as baleias que frequentam seus mares.

Por ser uma província pouco habitada, está sempre em busca de imigrantes para preencher as mais diversas funções. Os setores fortes da economia da província são o turismo, a silvicultura e a agricultura, e como acontece em todo o Canadá, o setor de tecnologia também tem se desenvolvido bastante em New Brunswick. É uma província que oferece uma excelente qualidade de vida, com muita beleza natural, aquele ar de praia e praticamente nenhum stress.

A capital da província é Fredericton, mas os principais centros urbanos da província são as cidades de Moncton e Saint John.

Moncton
imagem de Moncton

Moncton

População (2020)
Salário mínimo /hora
Salário médio /hora
Taxa de Desemprego
8,8% (04/2021)
Temp. média (verão)
14ºC (min) / 26º (max)
Temp. média (inverno)
-12ºC (min) / -2ºC (max)
Seguro-Saúde (por pessoa)
Média mensal (estudante)
CAD$ 75
Moradia (Valores médios – Aluguel mensal)
Quarto individual
Kitchenette / apto 1 quarto
Apartamento 2 quartos
Transporte público (Passe mensal)
Regular
Estudante (Universitário e Superior)
Refeição (por pessoa)
Fast-food
Restaurante médio
Supermercado (por pessoa)
Despesa semanal média
CAD$ 79

Moncton é a maior cidade da província de New Brunswick. Localizada na costa leste do Canadá, Moncton pode ser considerada como a cidade central das Províncias do Atlântico – por lá passam as principais estradas, a linha de trem TransCanada, e fácil acesso a um dos principais aeroportos da região, o Greater Moncton Roméo LeBlanc International Airport.

Quem gosta de fazer curtas viagens de carro a passeio, ou valoriza o contato intenso com a natureza, vai aproveitar muito o que a Moncton tem para oferecer, pois há praias belíssimas e parques naturais à disposição a menos de 20 minutos de viagem.

Como acontece em outras cidades em crescimento, a vida em Moncton é bem mais barata do que nas grandes cidades canadenses. O valor pago em aluguel pode chegar a menos da metade do cobrado em Toronto ou Vancouver, gasta-se muito menos em transporte e lazer. No entanto, os custos de supermercado ou compras em geral podem sair um pouco mais caros, justamente por ser uma cidade mais afastada dos grandes centros.

A cidade se orgulha de ser a única cidade oficialmente bilíngue do Canadá. Em Moncton, 47% das pessoas falam inglês e francês, e mais de um terço dos habitantes usa o francês como primeiro idioma. Tendo isto em vista, quem tem conhecimento dos dois idiomas terá mais facilidade para estudar, trabalhar e se adaptar à vida em Moncton.

Moncton tem uma economia sólida e relativamente diversificada – foi uma das cidades que menos sofreu queda de postos de trabalho ao longo da pandemia de COVID 19, e também uma das primeiras cidades canadenses a dar sinais positivos de retomada. Os setores que contribuíram mais para este resultado foram os de transportes rodoviários e logística, o mercado financeiro (bancos e seguros) e serviços de call center.

Entre os principais empregadores de Moncton, podemos citar a Assumption Mutual Life Insurance, Medavie Blue Cross, CAA Atlantic, Opportunities NB, Provincial Aerospace Ltd (PAL), Armour Transportation Systems, Atlantic Loto Corporation, Irving Oil, Major Drilling Group International, The Pepsi Bottling Group, Coca Cola Bottling e Greystone Energy Systems.

Para nossos clientes que desejam estudar e morar em Moncton, nós indicamos o New Brunswick Community College (NBCC), que oferece mais de 90 programas, entre certificados, diplomas, profissões técnicas, programas de aprendizagem e transferências para universidade. 

Os programas mais concorridos no NBCC são os de Business Administration, Information Technology, Early Childhood Educator e Office Administration. O NBCC é um excelente college e com valores mais acessíveis – por isso, há muita concorrência, e alunos que queiram estudar lá devem se programar para iniciar seu processo de admissão com bastante antecedência, idealmente, 1 ano e meio antes do início dos estudos.

Caso você esteja procurando um curso universitário na província de New Brunswick, você pode considerar a University of New Brunswick (UNB), que fica nas cidades de St John e Fredericton.

Que tal arrumar as malas e partir para Moncton? A DBK leva você!

Newfoundland and Labrador

Newfoundland and Labrador é a mais distante das Províncias do Atlântico. Localizada a nordeste de Quebec, tem uma geografia bastante variada, da região sub-ártica ao sul da província, até a tundra ártica ao norte. Tem uma parte no Canadá continental (Labrador) e outra parte em uma ilha no Atlântico (Newfoundland), onde fica a capital Saint John ‘s, e onde fica concentrada cerca de 90% de toda a população da província.

O terreno é bastante montanhoso, pois lá estão também as Long Range Mountains, que compõem o fim da cordilheira Apalache. Parece muito frio, não? No entanto, o clima marítimo da província pode ser mais ameno que o da vizinha Quebec, apesar da umidade e ventos fortes vindos do oceano.

Uma curiosidade da província é a possibilidade de avistar icebergs imensos, praticamente durante o ano todo (maio e junho, em Newfoundland, e no restante do ano, espalhados pela costa de Labrador). Aqui também estão 3 pontos classificados pela Unesco como sendo de interesse cultural e natural: o Gross Morne National Park, L’Anse aux Meadows National Historic Site e a Red Bay National Historic Site. 

Apesar de mais afastada dos grandes centros, Newfoundland and Labrador é reconhecida pela vida cultural – sua comunidade artística tem grande importância internacional. A economia da província gira em torno da indústria pesqueira e plataformas de petróleo, mas é bastante forte também em mineração (produz mais de 50% de todo o minério de ferro usado no Canadá).

St. John's
imagem de St. John’s

St. John’s

População (2019)
Salário mínimo /hora
Salário médio /hora
Taxa de Desemprego
9,3% (04/2021)
Temp. média (verão)
13ºC (min) / 19º (max)
Temp. média (inverno)
-7ºC (min) / -1ºC (max)
Seguro-Saúde (por pessoa)
Média mensal (estudante)
CAD$ 88
Moradia (Valores médios – Aluguel mensal)
Quarto individual
Kitchenette / apto 1 quarto
Apartamento 2 quartos
Transporte público (Passe mensal)
Regular
Estudante (Universitário e Superior) semestre
Refeição (por pessoa)
Fast-food
Restaurante médio
Supermercado (por pessoa)
Despesa semanal média
CAD$ 88

De forte influência irlandesa, St. Johns é a capital de Newfoundland and Labrador, e o ponto do extremo leste do país. É uma cidade bastante antiga e rica em história – foi fundada em 1494 (ou 1497 – os historiadores não têm um consenso sobre isso), e tem como uma das suas características mais marcantes a hospitalidade com que recebe seus visitantes e novos moradores. 

St John’s fica na ilha de Newfoundland, que tem uma beleza natural impressionante. As casas vitorianas coloridas se destacam em contraste com o azul do mar e o branco da neve no inverno. Em algumas épocas do ano, uma das atrações mais esperadas é avistar os diversos tipos de baleias que visita a região, e também assistir o “desfile” de icebergs de mais de 10 mil anos de idade (espetáculo que tem se tornado um pouco menos frequente com o aquecimento global, infelizmente). Atividades ao ar livre, como navegação, trilhas e mountain bike são bastante populares entre os moradores da cidade.

O clima é classificado como “continental úmido”. Pela influência do oceano, as temperaturas variam menos na região. A temperatura média no verão é de apenas 16 graus, mas por outro lado, raramente cai para patamares congelantes no inverno. Se você olhar no mapa, vai ver que a cidade está de frente para o mar aberto – então espere muito vento e bastante chuva.

Apesar de ser uma das capitais mais isoladas do Canadá, St. John’s oferece muitas opções de lazer e uma cena cultural famosa no mundo inteiro: de música erudita a artesanato, de filmes a artes plásticas, os artistas de St. John’s são conhecidos internacionalmente pela excelente qualidade de suas produções culturais.  Por receber uma grande quantidade de turistas, a cidade tem uma infraestrutura gastronômica e hoteleira bastante razoável.

Em termos de qualidade de vida, St. John’s não fica devendo a nenhuma outra capital de província. A cidade oferece todas as comodidades de um grande centro – o sistema de saúde funciona bem, as escolas são de excelente qualidade, a cidade oferece bastante segurança e valores bem acessíveis de venda e aluguel de imóveis. O ponto de atenção é para o transporte público, que falha em conectar adequadamente os pontos mais afastados da cidade.

Entre os setores econômicos de destaque, podemos citar a indústria petrolífera marítima e as tecnologias oceânicas (observação e ciências do oceano, navegação e comunicações, veículos de operação remota, veículos submarinos autônomos, tecnologias submarinas, transporte, defesa e segurança, educação e treinamento). Estes setores recebem investimentos maciços do governo canadense, que promoveu seu desenvolvimento a níveis de destaque internacional.

Com suas inumeráveis belezas naturais e produção artística intensa (a província tem investido fortemente na sua indústria cinematográfica e musical, principalmente), St. John’s conta também com o crescimento do setor de turismo, que representa uma parcela importante nas receitas da cidade.

Os maiores empregadores da cidade são, naturalmente, as empresas do setor de energia (refinarias e distribuidoras de petróleo, geração e distribuição de energia elétrica, etc.), como a Irving Oil, Exxon Mobil, North Atlantic Refining, Fortis Inc., Newfondland Power Inc, entre outras. 

Na área de tecnologia oceânica, há uma associação de empresas, instituições de ensino e órgãos governamentais chamada Canada’s Ocean Supercluster. Algumas das empresas que integram essa associação são a Bluedrop Training and Simulation, Ashored, Cellula Robotics, eSonar, Orca Specialty Foods, Valent Low Carbon Technologies, entre muitas outras.

Para os clientes da Go Tour que procuram uma instituição de ensino superior em St. John’s, indicamos a Memorial University of Newfoundland (MUN), que é uma universidade muito bem avaliada no Canadá, e que recebe cerca de 1600 estudantes a cada ano, e alunos internacionais vindos de mais de 100 países.

Os programas mais badalados da MUN são o Environment and Sustainability (o programa aborda perspectivas de desenvolvimento sustentável, desde a geração de energia renovável ao desenvolvimento de uma economia ambiental), o Ocean Mapping (pode ser cursado tanto como diploma ou bacharelado, treina o aluno em equipamentos de pesquisas marítimas, tecnologias marítimas acústicas e óticas de funcionamento remoto, instrumentação oceanográfica, e sistemas de informação geográfica), e o Music and Business Administration (alia o desenvolvimento musical do aluno com os conhecimentos necessários para gerenciar uma carreira de sucesso).

Viver em St. John’s é experimentar um estilo de vida único no Canadá, e a DBK leva você!

Prince Edward Island

Anne de Green Gables é a primeira coisa que vem à mente quando se pensa em Prince Edward Island (PEI), pois é onde fica a casa da pequena heroína dos livros de L.L. Montgomery. Embora Anne de Green Gables seja um dos grandes orgulhos canadenses, há muito mais em Prince Edward Island.

Este pequeno arquipélago, que contém uma ilha principal e 231 pequenas ilhas – a maioria desabitadas – é de uma beleza cênica, com praias de areia vermelha, inúmeros faróis e campos férteis. A capital Charlottetown exibe um casario colorido da era vitoriana em excelente estado de conservação, e também maravilhas da engenharia moderna, como a Confederation Bridge, uma ponte que liga a ilha à província de New Brunswick, no continente. O nome da ponte foi dado em homenagem à Canadian Confederation, realizada em Charlottetown, que foi o início do surgimento do Canadá como um país.

Como nas demais províncias da região, o turismo e a indústria pesqueira são bastante fortes em PEI. No entanto, novas áreas estão se tornando mais fortes a cada dia, como a indústria de desenvolvimento de softwares, indústria química, aviação e indústria e pesquisa na área de biotecnologia.

Charlottetown
imagem de Charlottetown

Charlottetown

População (2020)
Salário mínimo /hora
Salário médio /hora
Taxa de Desemprego
8,2%(04/2021)
Temp. média (verão)
14ºC (min) / 24º (max)
Temp. média (inverno)
-11ºC (min) / -3ºC (max)
Seguro-Saúde (por pessoa)
Média mensal (estudante)
CAD$ 75
Moradia (Valores médios – Aluguel mensal)
Quarto individual
Kitchenette / apto 1 quarto
Apartamento 2 quartos
Transporte público (Passe mensal)
Regular
Estudante (Universitário e Superior)
Refeição (por pessoa)
Fast-food
Restaurante médio
Supermercado (por pessoa)
Despesa semanal média
CAD$ 90

Charlottetown é a capital da menor e menos populosa província canadense, a Prince Edward Island. A pequena cidade histórica (onde aconteceu a confederação que deu origem ao Canadá como nação) combina seu charmoso e colorido casario vitoriano com paisagens bucólicas e costeiras. A população, acolhedora e hospitaleira, recebe com alegria a enorme quantidade de turistas que visitam a região a cada verão, em busca das praias de areia vermelha, dos esportes aquáticos, dos vários bares com música ao vivo e dos frutos do mar fresquissimos servidos nos restaurantes espalhados pela cidade. 

Apesar de manter muito bem conservadas as áreas históricas, Charlottetown abriu as portas para a modernidade e oferece todo o conforto dos grandes centros – redes de lojas e restaurantes, bons hospitais e clínicas, educação de qualidade e inúmeras opções de lazer – isso tudo à disposição dos moradores a curtas distâncias, sem aborrecimentos com engarrafamentos ou atrasos.

Charlottetown é conhecida por ser uma cidade extremamente segura – e por ser uma capital com jeitão de cidade de interior, as pessoas se conhecem, e não é difícil criar novos círculos sociais.

A vida em Charlottetown pode ser bastante confortável – embora os salários na província normalmente sejam mais baixos que os das grandes províncias, o custo de vida é um dos mais baixos do Canadá. Os valores de locação ou venda de imóveis são bastante acessíveis, gasta-se pouco com transporte, visto que é perfeitamente possível se locomover a pé ou de bicicleta. E em termos de lazer – mesmo tendo acesso a cinemas e uma vida cultural relativamente movimentada – as melhores atrações da cidade são as atividades ao ar livre e o intenso contato com a natureza, ao longo de todo o ano, mesmo no inverno.

Existem trilhas para conhecer toda a ilha, a pé, de carro ou bicicleta. As mais famosas são as rotas North Cape Coastal Drive, Central Coastal Drive e a Points East Coastal Drive – nesses itinerários todos os pontos de interesse são muito bem sinalizados, para que você possa aproveitar ao máximo cada uma delas.

A proximidade com o mar faz com que os invernos, apesar de bastante frios, não sejam extremos. Os verões, quentes e secos, perfeitos para aproveitar ao máximo tudo o que a cidade oferece. As estações são bem definidas, primavera e outono, cada uma com sua beleza particular, trazem um ar fresco e temperaturas amenas para a cidade. Não importa a estação, venta muito em Charlottetown. 

A maioria dos habitantes da cidade trabalha no setor público, visto que Charlottetown é a capital da província e do condado de Queen’s. No entanto, há outras forças econômicas na cidade, como o turismo, agricultura, pesca, indústria de alimentos, serviços e tecnologia. Nos últimos anos, houve um grande crescimento da indústria farmacêutica e da biotecnologia em Charlottetown.

Entre os principais empregadores podemos citar a PEI Potato Agronomy, Cavendish Agri, Newland Farms, Cooke Aquaculture, BioVectra, Seksui Medical Diagnostic Products, Innomar Strategies Inc, Acadian Supreme Inc, Annands Clams, Bactana, Elanco, Chinova Bioworks, Island Abbey Foods, Microsintesis, Buchanan Technologies Inc, PEI Brewing Company, Food Island Partnerships, entre outras.

Quem quer viver o estilo de vida de Charlottetown, e escolher essa cidade para fazer um curso superior, pode estudar na UPEI (University of Prince Edward Island), ou no Holland College. 

O Holland College possui unidades espalhadas em toda a província de Prince Edward Island, e a maior delas em Charlottetown. São 65 programas em várias áreas distintas do conhecimento: ciências aplicadas, negócios, carpintaria, estudos da computação, estudos da saúde e das comunidades, treinamento marítimo, turismo e hotelaria, entre outros.

Os programas mais procurados são os Sports and Leisure Management, Business Administration, Accounting Technology e Tourism and Travel Management. No entanto, alguns dos cursos de maior reputação na instituição são o Bioscience Technology (ensina extração de produtos naturais, fermentação e técnicas de cultura de bactérias e células animais), e o The Culinary Institute of Canada (este departamento do Holland College oferece excelentes cursos em artes culinárias, gerenciamento de hospitalidade internacional, pastelaria e confeitaria).

A UPEI é uma universidade de excelente qualidade de ensino, e que costuma ter valores bem mais acessíveis para cursos equivalentes em outras localidades. A universidade possui um programa de intercâmbio bastante conhecido, e atrai estudantes internacionais de cerca de 93 países. São inúmeros programas, em várias áreas do conhecimento, mas o que mais se destaca são os estudos e pesquisas na área ambiental. Você pode ver a nossa resenha completa sobre a UPEI no nosso blog.

Estudar e viver em Charlottetown é uma experiência inesquecível, e uma forma de vivenciar em profundidade o estilo de vida canadense. A DBK é parceira da UPEI e do Holland College, e leva você para Charlottetown.

Colleges e Universidades

Cursos de Inglês

imagem de Toronto

Ontario

Ontario é a província canadense mais conhecida, e a segunda maior em território: é maior que França e Espanha juntas. Nela está localizada Ottawa, a capital nacional, e também a multicultural e cosmopolita Toronto, capital da província e maior cidade do país.

População (2021)14.755.211
Salário MíninoCAD$ 14,35/hora
Taxa de Desemprego9% (04/2021)

A maior parte da população de Ontario está concentrada no sul da província, mais precisamente no Golden Horseshoe (ou Ferradura de Ouro) – conjunto de cidades  que acompanha a margem oeste do Lake Ontario.  As cidades mais representativas da Golden Horseshoe são Toronto e cidades da região metropolitana (região também conhecida como Greater Toronto Area, ou GTA). É também a região mais procurada por estudantes e pessoas que desejam imigrar para o país, atraídas por seu alto grau de desenvolvimento e baixas taxas de desemprego.

Toronto é uma grande e vibrante metrópole, que oferece muitas vantagens a seus moradores: é extremamente segura, limpa, organizada, tem uma vida cultural riquíssima, muita oferta de trabalho e excelentes opções de lazer – mas tudo isso vem acompanhado de um custo de vida alto, comparado com outras cidades próximas.

Por este motivo, muitos de nossos clientes preferem cidades da região metropolitana – como Mississauga, Markham, Brampton e Oshawa, por exemplo – por serem opções mais viáveis: oferecem um custo de vida menor, mas ficam a pouco tempo de viagem de Toronto

Greater Toronto Area
gta map

Greater Toronto Area (GTA)

Oakville
(Halton)
Brampton
(Peel)
Mississauga
(Peel)
King City
(York)
Markham
(York)
Pickering
(Durham)
Oshawa
(Durham)
População (Toronto e GTA) 07/2018217.718
(2020)
667.900
(2020)
757.700
(2020)
26.772
(2020)
351.163
(2020)
100.668
(2020)
159.466
(2016)
Salário mínimo / hora (província)CAD$ 14,35CAD$ 14,35CAD$ 14,35CAD$ 14,35CAD$ 14,35CAD$ 14,35CAD$ 14,35
Salário médio / horaCAD$ 20,11CAD$ 18,86CAD$ 19,73CAD$ 23,40CAD$ 19,24CAD$ 19,70CAD$ 30
Taxa de desemprego6,4% (pré-pandemia)6% (pré-pandemia)9,5% (04/2021)9% (04/2021)9% (04/2021)7,7%
(04/2021)
7,7% (04/2021)
Temperatura
(verão – julho)
16ºC (mín)
27ºC (máx)
16ºC (mín)
27ºC (máx)
15ºC (mín)
25ºC (máx)
15ºC (mín)
26ºC (máx)
15ºC (mín)
27ºC (máx)
13ºC (mín)
26ºC (máx)
14ºC (mín)
26ºC (máx)
Temperatura
(inverno – janeiro)
-8ºC (mín)
0ºC (máx)
-10ºC (mín)
-2ºC (máx)
-9ºC (mín)
-1ºC (máx)
-11ºC (mín)
-3ºC (máx)
-10ºC (mín)
-1ºC (máx)
-12ºC (mín)
-3ºC (máx)
-14ºC (mín)
-4ºC (máx)
Moradia (valores médios)
Al. mensal – quarto individualCAD$ 700CAD$ 800CAD$ 700CAD$ 800 (Vaughan)CAD$ 700CAD$ 700CAD$ 700
Al. mensal – Studio / apto 1 quartoCAD$ 1845CAD$ 1618CAD$ 1723CAD$ 1795 (Vaughan)CAD$ 1791CAD$ 1700CAD$ 1471
Al. mensal – apartamento de 2 quartosCAD$ 2274CAD$ 1818CAD$ 2076CAD$ 2800 (Vaughan)CAD$ 1891CAD$ 1950CAD$ 1856
Transporte público
Passe mensal  – regularCAD$ 131,60CAD$ 128CAD$ 135CAD$ 154CAD$ 154CAD$ 117CAD$ 117
Passe mensal – estudanteCAD$ 84,05CAD$ 128CAD$ 135CAD$ 154CAD$ 154CAD$ 117CAD$ 117
Comer fora
Fast-food (por pessoa)CAD$ 10,50CAD$ 10CAD$ 10CAD$ 10CAD$ 11CAD$ 12,50CAD$ 12,50
Restaurante médio (por pessoa)CAD$ 48CAD$ 35CAD$ 35CAD$ 45CAD$ 43CAD$ 37CAD$ 37
Supermercado
Despesa semanal média por pessoaCAD$ 96CAD$ 70CAD$ 75CAD$ 82CAD$ 67CAD$ 75CAD$ 85
Seguro-saúde
Média mensal por pessoa (estudante)CAD$ 75CAD$ 75CAD$ 75CAD$ 75CAD$ 75CAD$ 75CAD$ 75

A região metropolitana de Toronto (Greater Toronto Area – GTA) é formada por 25 cidades, e dividida em 5 grandes regiões (Toronto, Halton, Peel, York e Durham). São todas bem conectadas por um sistema de transporte público inteligente, que permite morar em uma cidade e trabalhar em outra.

Por ser uma região relativamente grande, cada uma das 5 áreas possui características bem distintas – desde o modo de vida até o custo de se manter por lá, como estudante ou família. Cada uma destas regiões se destaca por alguma vocação econômica, com setores específicos bem desenvolvidos – então, a sua escolha deve priorizar que tipo de curso você deseja fazer e em que setor deseja trabalhar: a oferta de cursos em um college é proporcional à necessidade de formação de profissionais para as empresas que atuam nessa região.

Região de Toronto

Para saber mais sobre a cidade de Toronto e seus principais colleges, veja a nossa seção específica sobre Toronto.

Região de Halton: Oakville, Milton, Burlington e Halton Hills

A região de Halton – no extremo oeste da GTA – combina o ar de interior com toda a conveniência de se estar próxima de Toronto – o maior centro urbano do Canadá.

Halton orgulhosamente ostenta duas entre as dez melhores cidades para se viver em todo o Canadá, segundo o ranking da revista Macleans (uma das principais publicações do país). Burlington é a primeira da lista, e Oakville aparece como quarta colocada. Dentro das primeiras 20, aparece também Milton, na 17ª posição.

Os fatores analisados para este ranking são a economia e riqueza produzida na cidade, custo de vida, impostos, qualidade do transporte, índices de criminalidade, clima, saúde, lazer, cultura, entre outros.

O setor de Alimentos e Bebidas é um dos principais empregadores da região – há uma grande conexão da produção agrícola local com a indústria, e a facilidade de escoamento da produção faz com que muitas empresas deste setor se estabeleçam ali. Algumas das empresas são Sofina Foods, Gordon Food Service, BFG Canada, the Ippolito Group.

Há uma forte presença da indústria automotiva, aeroespacial, energia e infraestrutura. Grandes empregadores como Ford of Canada, Siemens Canada, UTC Aeroespace, SNC Lavalin Nuclear, entre outras, contam com a disponibilidade de profissionais qualificados e que buscam a região de Halton pela alta qualidade de vida que oferece.

Região de Peel: Brampton, Mississauga e Caledon

Nesta região estão localizadas a 6ª mais populosa cidade do Canadá (Mississauga), e a 9ª mais populosa (Brampton). Mississauga é a mais conhecida, e mais próxima de Toronto. O eficiente sistema de transporte da Greater Toronto Area (GTA) torna possível que muitos moradores de Mississauga trabalhem no centro de Toronto, a capital financeira do país.

Fica também em Mississauga o maior e mais movimentado aeroporto do país, o Toronto Pearson International Airport.

A região de Peel concentra  16 das 100 melhores empresas da GTA (Greater Toronto Area) para se trabalhar – a maioria delas em Mississauga e Brampton. Os setores são os mais variados: engenharia farmacêutica, indústria química, manufatura, engenharia, cinema, tecnologia, equipamentos de comunicação, automação industrial, laboratórios e indústrias de alimentos. Como exemplos, podemos citar Astra Zeneca Canada Inc, BASF Canada, EllisDon Corp, General Electric Canada, Hatch Ltd. Imax Corp, Pepsico Canada, MARS Inc, Oracle Canada Inc, Samsung Electronics Canada Inc, Schneider Electric Canada Inc, entre outras.

É possível viver na região de Peel com uma qualidade de vida excepcional. A região oferece uma excelente infraestrutura de saúde e educação, as taxas de criminalidade são baixíssimas, o transporte público funciona bem,  e viver em Peel custa menos que viver em Toronto.

Região de York: Markham, Vaughan, Newmarket, Richmond Hill, entre outras

A região de York fica ao norte de Toronto, e é o terceiro maior centro empresarial da província de Ontário. Cercada por um cinturão verde, a região promove a proteção do meio-ambiente e recursos hídricos por meio do desenvolvimento sustentável.

Além do incentivo aos pequenos empreendedores, a região de York se destaca nas áreas de tecnologia de informação e comunicações e serviços financeiros. Há uma presença massiva de universidades na região, com o foco no desenvolvimento de pesquisas científicas e tecnológicas, além de empresas de engenharia e construção civil e indústrias de manufatura avançada.

Adidas Canada, Honda Canada, Deloitte, FedEx, General Motors of Canada, IBM Canada, Huawei Technologies Canada, Honeywell ACS, KPMG, as hoteleiras Hilton e Sheraton, AT&T, Oracle, General Electric, Costco, são alguns exemplos de grandes empresas que escolheram a região de York como sede.

Região de Durham: Oshawa, Pickering, entre outras

A região de Durham fica ao leste de Toronto, no caminho para Kingston, Ottawa e para a província de Quebéc. É uma região que tem uma extensa área rural ao norte, e mais ao sul, uma área bastante urbanizada e desenvolvida.

A economia desta região é bastante diversificada – o setor agrícola, ao norte, é bastante forte. Ao sul, há uma grande concentração de empresas do setor energético, ambiental e de engenharia, estúdios de cinema e televisão, indústria de manufatura, tecnologia de inovação e pesquisa e turismo.

A inovação no setor agrícola está recheada de oportunidades, como geração de energia a partir de biogás e biocombustíveis. A produção em Durham é bastante diversificada – de gado de corte a granjas, grãos, hortaliças, frutas e flores.

A região de Durham representa um importante papel na produção para cinema e TV. Grandes estúdios, como o TriBro Studios Pickering – com uma área de mais de 15 acres e com toda a estrutura necessária para todo o tipo de produção, o Colpitts Design – especializado na em prop design (produção de adereços, réplicas de objetos, maquetes, etc) e o Footsteps Studio, que detém a tecnologia mais avançada para efeitos sonoros, escolheram esta região pelo fácil acesso a Toronto e demais grandes centros. Produções importantes foram filmadas em Durham, como Anne (with an E), Nikita, 12 Monkeys ou The Handmaid’s Tale.

Quanto à área de tecnologia de inovação, a região de Durham tem se destacado nas áreas de games, produção de conteúdo digital, automação, tecnologia da saúde e gerenciamento de energia. Estas empresas concentram-se basicamente em dois centros (hubs): o Spark Centre, em Oshawa, e o 1855 Whitby, em Whitby.

O que torna o rápido crescimento deste setor possível é o Durham College Hub for Applied Research in Artificial Intelligence for Business Solutions (the AI Hub) – que possibilita o acesso das empresas que se estabelecem em Durham a conhecimento técnico, estrutura, equipamentos e plataformas de altíssima tecnologia, e a talentosos profissionais formados pelo college.

Na indústria de manufatura, são muitos os setores presentes na região de Durham: têxteis, papel, indústrias farmacêuticas, borracha, vidro, automobilística e aeroespacial são alguns exemplos.

O desenvolvido setor energético da região tornou Durham conhecida como “a capital de energia limpa do Canadá“. Os 12 reatores nucleares presentes na região (são 22 no país todo) produzem 30% de toda a energia utilizada na província de Ontário. A região tem inúmeros incentivos para empresas EN-3 (Energy, Environment and Engineering), e possui mais de 250 empresas nesta área, que juntas geram mais de 11 mil empregos.

Estudo nestas regiões

Os programas ofertados por estes colleges foram desenvolvidos em parceria com as empresas locais, e o currículo sob medida forma profissionais que atendem plenamente às necessidades destas empresas.  Nossos assessores educacionais podem auxiliá-lo a entender quais são os cursos mais promissores para cada região.

Em Toronto existem diversas opções de colleges públicos e privados, e escolas de idiomas que podem atender em diversos segmentos da economia e formações desejadas. Na seção sobre Toronto você pode saber mais sobre eles.

Já na região de Durham o principal college público parceiro é Durham College – que atende à demanda de todos esses setores com cursos desenhados conforme a demanda de mercado.

Na região de Halton e Peel, com campus nas cidades de Mississauga, Oakville e Brampton, o principal college público é o Sheridan College, que oferece cursos customizados e de altíssima qualidade, e que formam profissionais com a qualificação necessária para atender às empresas da região. A grande maioria destas empresas são das áreas de tecnologia, manufatura, automobilística, serviços financeiros, pesquisas científicas e pequenos negócios.

Em Mississauga alunos internacionais também podem contar com a unidade do Lambton College apenas para alunos internacionais e programas específicos para suprir a demanda local.

Em York, com tantas empresas de tecnologia na região, o Seneca College – parceiro da DBK – oferece programas bastante inovadores, e sob medida para suprir a necessidade de profissionais das empresas de lá – são várias unidades – cada uma delas com sua especialidade, que incluem cursos de robótica avançados, design de ferramentas, negócios e hotelaria.

A DBK está preparada para ajudar você a encontrar o curso perfeito: aquele que você vai amar fazer, mas que também vai te dar o melhor retorno pro seu investimento. Fale com a gente!

Barrie
imagem de Barrie

Barrie

População (2019)
115.004
Salário
Mínimo /h CAD$ 15,20
Médio /h CAD$ 20,35
Taxa de Desemprego
8,1% (04/2021)
Temp. média verão
15ºC (min) / 29º (max)
Temp. média inverno
-8ºC (min) / -2ºC (max)
Seguro-Saúde (por pessoa)
Média mensal (estudante)
CAD$ 75
Refeição (por pessoa)
Fast-food
Restaurante médio
CAD$ 10
CAD$ 38
Supermercado (por pessoa)
Despesa semanal média
CAD$ 78
Moradia (Valores médios – Aluguel mensal)
Quarto individual
Kitchenette / apto 1 quarto
Apartamento 2 quartos
CAD$ 700
CAD$ 1295
CAD$ 1720
Transporte público (Passe mensal)
Regular
Estudante (Universitário e Superior)
CAD$ 50
CAD$ 13,81

Barrie é uma cidade bastante interessante para viver e estudar. Está localizada às margens do Lago Simcoe, dentro da área mais desenvolvida da província de Ontário, conhecida como “Golden Horseshoe”- cuja cidade principal é a famosa Toronto.

A cidade fica a apenas 90 km de distância de Toronto – cerca de 1 hora de viagem por transporte público. Não é incomum encontrar moradores de Barrie que viajam diariamente a Toronto para trabalhar – no entanto, a cidade – que apresenta uma taxa de desemprego invejável (apenas 5% em fevereiro de 2020, antes do início da pandemia) – tem uma grande oferta de trabalho e é sede de grandes empresas canadenses e multinacionais.

Os setores econômicos mais representativos são a indústria de manufatura, serviços de segurança e armazenamento de dados, empresas de tecnologia, e alimentos e bebidas. Os empregadores mais conhecidos na cidade são a Coca-Cola Bottling Company, Sun Media, IBM Canada Leadership Data Centre, Scotiabank Regional Centre, TD Canada Trust Technology and Operations Centre.

Qualidade de vida é um dos atrativos da cidade. Há muito o que fazer – praias no Lago Simcoe, parques, trilhas, restaurantes, bares e pubs. Pode-se fazer quase tudo a pé pela cidade, perde-se muito pouco tempo no trânsito. A população é muito bem assistida em termos de saúde pública e educação, e usufrui de muita segurança. Ao mesmo tempo, o custo de vida é consideravelmente mais baixo comparado a Toronto ou outras cidades da Greater Toronto Area (GTA).

Pode-se dizer que Barrie é também uma cidade universitária. Grandes colleges e universidades estão estabelecidos na cidade, e oferecem cursos desenhados para atender às necessidades específicas dos maiores empregadores da região. Em Barrie, nosso principal parceiro é o Georgian College, e na vizinha Orrilia, há um campus da Lakehead University.

A DBK está presente no Canadá, e pronta para auxiliar nossos clientes desde a busca do melhor curso. Agende um horário hoje mesmo para desenharmos seu projeto Canadá!

Hamilton
imagem de Hamilton

Hamilton

População (2020)
Salário
Mínimo /h CAD$ 14,35
Médio /h CAD$ 20,24
Taxa de Desemprego
7,3% (04/2021)
Temp. média verão
16ºC (min) / 27º (max)
Temp. média inverno
-10ºC (min) / -2ºC (max)
Seguro-Saúde (por pessoa)
Média mensal (estudante)
CAD$ 75
Refeição (por pessoa)
Fast-food
Restaurante médio
CAD$ 11
CAD$ 30
Supermercado (por pessoa)
Despesa semanal média
CAD$ 72
Moradia (Valores médios – Aluguel mensal)
Quarto individual
Kitchenette / apto 1 quarto
Apartamento 2 quartos
Transporte público (Passe mensal)
Regular
Estudante (Universitário e Superior)
CAD$ 110
CAD$ 90,20

Para quem pensa em viver no Canadá – seja temporariamente para estudar, ou com a intenção de se estabelecer por lá após os estudos, Hamilton é um destino bastante interessante. 

A cidade está localizada a 75 minutos de viagem de Toronto, e a menos de 2 horas de Buffalo, nos Estados Unidos. Às margens do Lago Ontário, extensas áreas de preservação e suas mais de 100 cachoeiras oferecem muita atividade para quem gosta de se aventurar pela natureza, e sua proximidade com Toronto permite escapadas para curtir a metrópole.

Por ter uma grande concentração de colleges e universidades, em Hamilton se respira alegria e juventude. Estudantes vindos de todas as partes do mundo povoam suas calçadas, onde há uma presença marcante dos artistas de rua. Há grafites lindíssimos em diversos muros, paredes e prédios da cidade, e ao caminhar pelas ruas de Hamilton, você encontrará músicos e artistas fazendo suas performances.

Hamilton é uma cidade conhecida por seu amplo parque industrial. Os principais setores são o metalúrgico, engenharia química, manufatura, saúde (em Hamilton fica o segundo melhor curso de medicina de todo o Canadá), construção civil, serviços financeiros e agronegócio.

Algumas das empresas mais conhecidas e estabelecidas em Hamilton são a Arcelor Mittal, Siemens Canada, IBM, GE, Hamilton Health Sciences, Stelco Inc, John Deere Ltd.

Em Hamilton, nosso principal parceiro é o Mohawk College – uma instituição inovadora e sustentável,  e que oferece cursos sob medida para os empregadores de Hamilton e região. São mais de 90 programas disponíveis para os alunos internacionais, desde a área de Saúde, passando por tecnologia, negócios, artes, além de cursos tecnólogos disputadíssimos na área de aviação. 

Fale com um de nossos assessores educacionais para conhecer as melhores opções de cursos no Mohawk College.

Kingston
imagem de Kingston

Kingston

População (2020)
Salário
Mínimo /h CAD$ 14,35
Médio /h CAD$ 19,89
Taxa de Desemprego
7,9% (04/2021)
Temp. média verão
16ºC (min) / 26º (max)
Temp. média inverno
-11ºC (min) / -2ºC (max)
Seguro-Saúde (por pessoa)
Média mensal (estudante)
CAD$ 75
Refeição (por pessoa)
Fast-food
Restaurante médio
CAD$ 11,50
CAD$ 32
Supermercado (por pessoa)
Despesa semanal média
CAD$ 89
Moradia (Valores médios – Aluguel mensal)
Quarto individual
Kitchenette / apto 1 quarto
Apartamento 2 quartos
Transporte público (Passe mensal)
Regular
Estudante (Universitário e Superior)

Kingston é uma pequena e charmosa cidade, dona de uma localização invejável: fica a poucas horas de viagem de Toronto, Ottawa e Montreal, três grandes metrópoles canadenses. Foi a primeira capital do país – e guarda tesouros históricos preciosos, como o Canal Rideau, Bellevue House e o Fort Henry.

É uma cidade moderna em sua infraestrutura, e mais ainda na mentalidade progressiva de seus habitantes e governantes. Foi eleita: 

  • A melhor cidade para investimento estrangeiro direto, pela Financial Times do Reino Unido;
  • O Melhor Lugar para ser uma Mulher no Canadá (2019), pelo Canadian Centre for Policy Alternatives;
  • O Melhor Lugar para se Viver no Canadá, pela Money Sense Magazine;
  • O Centro mais Vibrante, pelo Journal of American Planning.

Uma das qualidades mais marcantes de Kingston é a excelente qualidade de vida que a cidade oferece. Por ser uma cidade relativamente pequena, é muito fácil se locomover, e não se perde muito tempo no trânsito, como costuma acontecer nas grandes cidades. A infraestrutura de saúde é bastante avançada, não deixa nada a desejar em relação aos grandes centros.

Em Kingston há escolas de altíssimo nível de qualidade à disposição de seus habitantes, do ensino infantil à universidade, e ao se considerar o preço mais acessível de casas ou aluguel, e a vida cultural vibrante da cidade, chega-se à conclusão de que Kingston oferece o pacote completo em qualidade de vida.

A economia de Kingston é estável e diversificada: inclui grandes corporações internacionais, start-ups inovadoras, além de ter uma presença forte de órgãos públicos e das forças armadas. A cidade fica em uma região lindíssima:  às margens do Lago Ontario, turistas lotam os catamarãs para os passeios entre as famosas Thousand Islands (ou “Mil Ilhas”), e movimentam os inúmeros bares, restaurantes e cafés da cidade.

Algumas das principais empresas de Kingston são a Empire Life (seguros), o Kingston Health Science Centre, a Queen’s University, St. Lawrence College, Frulact (alimentos), Feihe Canada Royal Milk (alimentos), Assurance (seguros), Bell Canada (telefonia), Novelis Work Manufacturing (alumínio), Tim Horton’s Inc Distribution Centre, entre muitas outras.

Kingston é também conhecida por ser sede da Queen’s University – uma das maiores e mais famosas universidades do Canadá. A universidade atrai estudantes de todo o Canadá e de fora do país, o que faz com que a cidade seja um importante centro estudantil.

Em Kingston, nosso principal parceiro é o St. Lawrence College, reconhecido por ter os melhores cursos da província em Advertising Marketing (diploma de 2 ou 3 anos), e de Digital Marketing Communication (pós-graduação, com duração de 1 a 2 anos).  Estes cursos têm uma taxa de empregabilidade de 100% nos 6 primeiros meses após a formatura, e se destacam pela grande diversidade cultural e étnica de seus alunos.

E então? Que tal se planejar para viver e estudar em Kingston? Procure hoje mesmo um de nossos assessores educacionais – e dê o primeiro passo para tornar seu projeto realidade.

Kitchener-Waterloo
imagem de Waterloo

Kitchener-Waterloo

População (2019) (Kitchener + Waterloo + Cambridge)
Salário mínimo /hora
Salário médio /hora
Taxa de Desemprego
6,2% (04/2021)
Temp. média (verão)
14ºC (min) / 28º (max)
Temp. média (inverno)
-11ºC (min) / -2ºC (max)
Seguro-Saúde (por pessoa)
Média mensal (estudante)
CAD$ 75
Moradia (Valores médios – Aluguel mensal)
Quarto individual
Kitchenette / apto 1 quarto
Apartamento 2 quartos
Transporte público (Passe mensal)
Regular
Estudantes de College (term – 4 meses)
CAD$ 90
CAD$ 300,00
Refeição (por pessoa)
Fast-food
Restaurante médio
CAD$ 10
CAD$ 35
Supermercado (por pessoa)
Despesa semanal média
CAD$ 68

As cidades de Kitchener e Waterloo normalmente são descritas juntas: Kitchener-Waterloo, ou “cidades-gêmeas”. 

Localizadas a menos de uma hora de Toronto, as duas cidades são conhecidas por seu ambiente vibrante e acolhedor. Kitchener-Waterloo são cidades com ar de interior, com uma população cosmopolita, antenada, e consumidora de muita cultura – há muita tradição musical e artística, e opções de entretenimento para todos os gostos. É impossível não notar a influência dos fundadores alemães das cidades gêmeas – há microcervejarias espalhadas pela região e muitos festivais folclóricos, como a Oktoberfest. 

No entanto, as duas cidades têm se destacado por um impressionante desenvolvimento na área de tecnologia. São consideradas o “vale-do-silício” do Canadá, ou a “start up city” – e o que possibilita esse destaque são as grandes universidades e os colleges de altíssima qualidade estabelecidos ali – que oferecem a melhor infraestrutura disponível mundialmente em termos de tecnologia e equipamentos, além de promover a inovação e atrair talentos de todas as partes do mundo.

Hoje, Kitchener-Waterloo conta com mais de 1570 empresas de alta tecnologia. Estas empresas são responsáveis por muito da inovação tecnológica nas áreas de hardware, software, satélite, e-learning, design e afins, tornando-se uma vitrine do que há de mais moderno nestas áreas.

Os números destas cidades impressionam:

  • É o segundo maior centro de empresas de tecnologia na América do Norte (segundo a Startup Genoma)
  • Apresenta o segundo crescimento mais rápido no Canadá em 2019 (segundo Statistics Canada)
  • Apresenta o terceiro crescimento mais rápido em oportunidades de mercado na América do Norte (segundo o CRBE)
  • Segunda maior concentração de startups no MUNDO (segundo The Canadian Journal)
  • Segunda maior concentração de talentos na área de tecnologia do país em 2018 (segundo o CRBE)

Quando olhamos as principais empresas da área que estão sediadas na região de Kitchener-Waterloo, entendemos o porquê desses números. Aqui estão:

  • A maior empresa de tecnologia do Canadá: BlackBerry
  • A maior empresa de software do Canadá: a OpenText
  • A maior empresa de Digital Display do Canadá: Christie Digital
  • A maior empresa de satélites do Canadá: COM DEV
  • A maior empresa de Educação Digital do  Canadá:  Desire2Learn – D2L
  • O líder mundial em High Performance Digital Imaging: Teledyne 

Embora a indústria tecnológica seja o grande destaque da região, há muitos outros setores bastante relevantes, como a indústria automobilística, aeroespacial, manufatura avançada e a indústria de alimentos. Podemos citar empresas como Toyota, Frito-Lay Canada, ATS Automation,  entre muitas outras, que empregam milhares de pessoas em suas atividades.

Na região de Kitchener-Waterloo, nosso principal parceiro é o Conestoga College – um dos melhores institutos politécnicos do Canadá. A instituição oferece educação aplicada – ou seja – cursos práticos, desenvolvidos em parceria com as empresas locais, que atendem justamente à necessidade de formação profissional destas empresas. Tanto que mais de 94% dos estudantes que completam seus estudos no Conestoga College encontram uma posição de trabalho dentro dos 6 primeiro meses após a formatura.

Você adora a área de tecnologia e quer estudar e viver em Kitchener-Waterloo? A DBK pode ajudá-lo a concretizar os seus planos – entre agora mesmo em contato conosco!

London
imagemde London

London

População (2019)
Salário mínimo /hora
Salário médio /hora
Taxa de Desemprego
7% (03/2021)
Temp. média (verão)
16ºC (min) / 27º (max)
Temp. média (inverno)
-9ºC (min) / -2ºC (max)
Seguro-Saúde (por pessoa)
Média mensal (estudante)
CAD$ 75
Moradia (Valores médios – Aluguel mensal)
Quarto individual
Kitchenette / apto 1 quarto
Apartamento 2 quartos
Transporte público (Passe mensal)
Regular
Estudante (Universitário e Superior)
CAD$ 95
Incluído no valor do curso
(Fanshawe e Western)
Refeição (por pessoa)
Fast-food
Restaurante médio
CAD$ 11,50
CAD$ 35
Supermercado (por pessoa)
Despesa semanal média
CAD$ 68

Localizada na região sudoeste da província de Ontário, London fica no meio do caminho entre Toronto e Detroit, nos Estados Unidos. É a 11ª cidade mais populosa do Canadá, e a principal da região sudoeste – e funciona como um “centro” para as cidades da região.

London é uma cidade perfeita para se viver com a família: tem excelentes casas e apartamentos por valores acessíveis e uma infraestrutura completa: muitos parques e áreas verdes, excelentes instituições de ensino, um sistema de saúde moderno e confiável, muita segurança e trânsito fácil. A cidade oferece uma vida cultural ativa e variada – além de ficar a poucas horas de viagem de grandes e importantes cidades do Canadá e dos Estados Unidos.

A economia de London é sólida e estável, favorecida pela sua excelente localização. A cidade tem uma forte vocação industrial – muitas fábricas de autopeças e montadoras estão estabelecidas em London e cidades adjacentes, mas dividem o protagonismo com diversos outros setores, como a indústria de alimentos, serviços de saúde, serviços financeiros, mercado de imóveis e economia digital criativa.

Entre as principais empresas estabelecidas em London estão:  3M, Brose Canada, Hyundai L&C, General Dynamics, Diamond Aircraft, Trojan Technologies, Nestlé Canada, Dr. Oetker Canada, Cargill, Maple Leaf Foods, I0 Industries, Digital Extremes, para citar apenas algumas.

O nosso parceiro, Fanshawe College, supre todo esse mercado com profissionais treinados nas tecnologias mais modernas existentes, com cursos inovadores desenvolvidos em conjunto com as empresas. Desta forma, os formandos saem com o conhecimento profissional desejado pelos empregadores, garantindo seu aproveitamento imediato no mercado de trabalho.

O Fanshawe tem uma estrutura impecável e cursos bastante atrativos – aqui no nosso blog você pode saber mais sobre esse college incrível. Há cursos de excelente qualidade em várias áreas de trabalho, e a maioria deles apresenta uma taxa alta de empregabilidade. Você pode escolher desde cursos na área de Administração, passando por Game Design, moda, engenharia ou manutenção de aeronaves. O limite é a sua imaginação.

Que tal arrumar as malas e ir morar e estudar em London? A DBK está pronta para ajudar a realizar o seu projeto.

Niagara Falls
imagem de Niagara Falls

Niagara Falls

População (2016)
Salário mínimo /hora
Salário médio /hora
Taxa de Desemprego
11,7% (04/2021)
Temp. média (verão)
17ºC (min) / 27º (max)
Temp. média (inverno)
-8ºC (min) / -1ºC (max)
Seguro-Saúde (por pessoa)
Média mensal (estudante)
CAD$ 75
Moradia (Valores médios – Aluguel mensal)
Quarto individual
Kitchenette / apto 1 quarto
Apartamento 2 quartos
Transporte público (Passe mensal)
Regular
Estudante (Universitário e Superior)
CAD$ 80
CAD$ 65
Refeição (por pessoa)
Fast-food
Restaurante médio
CAD$ 10
CAD$ 50
Supermercado (por pessoa)
Despesa semanal média
CAD$ 75

A cidade de Niagara Falls é um importante centro turístico do Canadá – recebeu o nome das famosas cataratas, que atraem turistas durante todo o ano. As cataratas são a principal atração –  a natureza do parque nacional é bastante exuberante – um prato cheio pra quem gosta de turismo ecológico, trilhas, e outras atividades ao ar livre. Mas isso não é tudo: a cidade oferece uma infraestrutura hoteleira excelente, restaurantes de nível internacional, casinos, museus, shows, campos de golfe – ninguém fica sem ter algo divertido pra se fazer em Niagara Falls.

Quem pensa em morar no Canadá, mas fica com receio do inverno rigoroso, pode considerar Niagara Falls como uma opção considerável  – está localizada mais ao sul da província de Ontario, na fronteira com os Estados Unidos – e embora tenha invernos frios, são mais amenos que no restante da província.

A economia da cidade é bastante diversa. Por motivos óbvios, o turismo é um dos setores mais importantes da cidade, junto com o comércio e indústria de manufatura. Entre os principais empregadores, estão hotéis como Four Points Sheraton, Hilton, e o Niagara Fallsview Casino Resort, além de indústrias como General Motors e Airbus Helicopters Ltd.

Niagara Falls é uma opção muito boa para estudantes internacionais que querem trabalhar 20 horas semanais como forma de custear o curso superior – por ter um grande fluxo de turistas, é muito fácil conseguir trabalho em um casino, hotel, restaurante ou no comércio da região.

Em Niagara Falls, nosso principal parceiro é o Niagara College – uma instituição que recebe anualmente mais de 11 mil estudantes  – destes, 3500 são internacionais, vindos de mais de 110 países diferentes. Os cursos mais famosos do Niagara College são os de Turismo, Hotelaria, Gastronomia e Administração de Empresas e Negócios – estes cursos têm uma excelente reputação e abrem portas em todo o Canadá.

O Niagara College possui unidades na região de Niagara Falls, como Welland e também em Niagara-on-the-lake – uma cidadezinha às margens do Lake Ontario, a 25 minutos de Niagara Falls, que é considerada a mais charmosa da província.

Niagara-on-the-lake abriga mais de 20 vinícolas, que fortalecem a cultura e a indústria gastronômica da cidade. Esta forte tradição gastronômica de Niagara-on-the-lake contribui para o desenvolvimento de cursos de excelente qualidade do Niagara College nesta área. De lá saem profissionais altamente qualificados para suprir a demanda das diversas vinícolas, hotéis e restaurantes da cidade, e de todo o Canadá.

A DBK pode ajudar você a encontrar o curso perfeito no Niagara College – fale hoje mesmo com um de nossos assessores educacionais para saber mais.

Ottawa
imagem de Ottawa

Ottawa

População (2019)
Salário mínimo /hora
Salário médio /hora
Taxa de Desemprego
8,5% (06/2020 – Pós-pandemia)
Temp. média (verão)
16ºC (min) / 28º (max)
Temp. média (inverno)
-13ºC (min) / -5ºC (max)
Seguro-Saúde (por pessoa)
Média mensal (estudante)
CAD$ 75
Moradia (Valores médios – Aluguel mensal)
Quarto individual
Kitchenette / apto 1 quarto
Apartamento 2 quartos
Transporte público (Passe mensal)
Refeição (por pessoa)
Fast-food
Restaurante médio
CAD$ 10
CAD$ 35
Supermercado (por pessoa)
Despesa semanal média
CAD$ 76

Ottawa é a capital nacional do Canadá, e a quarta cidade mais populosa do país. Aqui se vê e se sente a forte influência britânica no país – uma monarquia constitucionalista, que tem como chefe de estado a Rainha Elizabeth II, da Inglaterra. Tanto que uma das principais atrações turísticas da cidade é a troca da guarda, na frente do Parlamento.

É uma cidade bastante interessante para se viver. Por ser a capital do país, são muitas as opções culturais e de lazer – desde galerias de arte, teatro, música e dança a microcervejarias, restaurantes e bares. A National Gallery of Canada, e o Canada Science and Technology Museum são alguns dos destaques de Ottawa, junto ao festival anual de Jazz e o Bluefest, que marcam a temporada musical da cidade. 

Falando em festivais, um dos mais importantes da cidade acontece na primavera: o Festival das Tulipas. Uma imensidão dos campos floridos de tulipas celebra a amizade entre o Canadá e Holanda – os bulbos da planta foram um presente holandês, pela atuação do Canadá na libertação deste país, na Segunda Guerra Mundial.

Para quem pensa em mudar com a família para o Canadá, Ottawa é um excelente destino: oferece uma das melhores qualidades de vida da América do Norte, e está no topo do ranking em segurança, segundo a Mercer – uma renomada consultoria em Recursos Humanos. Há escolas públicas de excelente qualidade para crianças e adolescentes, além de uma infraestrutura em saúde excelente. Durante o verão, as famílias podem se divertir em um dos 1300 parques ou praças no verão, e no inverno, aproveitar toda a diversão do esqui ou da patinação no gelo.

Em termos de custo de vida, Ottawa não pode ser considerada uma cidade barata para se viver, mas é definitivamente menos custoso viver em Ottawa do que em Toronto ou Vancouver, por exemplo. As maiores diferenças no custo de vida estão principalmente no valor dos imóveis ou aluguéis, que são mais baratos que nas duas outras cidades.

Ottawa é uma cidade de economia forte – o Governo Nacional é o principal motor que faz a economia girar, com a presença maciça do parlamento, governo executivo e forças armadas – mas não é a única engrenagem da economia. Recentemente, a cidade tem sido tomada por startups e grandes empresas da área de tecnologia – e pode ser considerada como um dos “hubs” tecnológicos do Canadá. Este setor é o que ocupa mais espaço de escritórios no centro de Ottawa, atrás apenas do governo federal.

Curiosamente, outra grande força econômica da cidade é o setor agrícola. São aproximadamente 300 mil acres de terra cultivada, divididas em mais de 1300 fazendas, que empregam cerca de 10 mil pessoas. Uma das características do setor agrícola de Ottawa é a preocupação com a sustentabilidade das fazendas, que adotam práticas responsáveis com a sociedade e o meio ambiente, além de desenvolver também o turismo rural na região e promover nas fazendas um ambiente saudável e com alta qualidade de vida para quem trabalha ali.

Os demais setores que dividem o protagonismo econômico em Ottawa são o turismo (basta dar uma pequena volta pela cidade pra entender o porquê), e o setor financeiro (bancos, seguradoras e o mercado de imóveis).

Os maiores empregadores da cidade – depois, claro, do Governo Nacional (incluindo todas as esferas do poder), são a Adobe Systems Canada Ltd, o Algonquin College, Alterna Savings and Credit Union Limited, Babcock Canada Inc, Bank of Canada, e a Canada Foundation for Innovation / CFI, entre muitos outros.

Em termos de instituições de estudo, em Ottawa o nosso principal parceiro é o Algonquin College of Applied Arts & Technology. Nós visitamos poucos colleges com uma estrutura tão moderna e inovadora como a do Algonquin. O college é uma instituição que desafia constantemente seus estudantes – não importa em que área estejam matriculados – a buscar inovações, e tentar coisas que nunca foram feitas antes.

São mais de 350 programas disponíveis, entre certificados, diplomas e bacharelados. Como não poderia ser diferente, as empresas da região atuam como parceiras, através de investimentos na instituição, desenvolvimento de programas de estágio, disponibilização de equipamentos e estrutura física aos estudantes, além de desempenharem um papel importante no desenho do currículo dos cursos, para que os estudantes se desenvolvam capacidades realmente necessárias e cobiçadas pelas empresas.

Viver em Ottawa e estudar no Algonquin é um sonho possível, e a DBK ajuda você a chegar lá. Entre hoje mesmo em contato conosco, e nossos assessores educacionais terão muito prazer em auxiliar você a encontrar o curso perfeito.

Sarnia
imagem de Sarnia

Sarnia

População (2019)
Salário mínimo /hora
Salário médio /hora
Taxa de Desemprego
7,91% (08/2020)
Temp. média (verão)
17ºC (min) / 28º (max)
Temp. média (inverno)
-8ºC (min) / -1ºC (max)
Seguro-Saúde (por pessoa)
Média mensal (estudante)
CAD$ 75
Moradia (Valores médios – Aluguel mensal)
Quarto individual
Kitchenette / apto 1 quarto
Apartamento 2 quartos
Transporte público (Passe mensal)
Regular
Estudante Universitário – semestre
Refeição (por pessoa)
Fast-food
Restaurante médio
CAD$ 10
CAD$ 35
Supermercado (por pessoa)
Despesa semanal média
CAD$ 68

Sarnia é uma pequena cidade às margens do lago Huron, na fronteira com os Estados Unidos. Fica a apenas 1 hora de viagem de Detroit, e a cerca de 3 horas de Toronto.

Localizada no sudoeste da província de Ontário, oferece um clima mais ameno, comparado a outras cidades canadenses, e uma qualidade de vida invejável: muita área verde, valores acessíveis para aluguel ou compra de imóveis, escolas com excelente qualidade de ensino, estrutura de saúde moderna e confiável, além de uma vida cultural bem variada.

Sarnia é conhecida principalmente pelo azul sem fim do lago Huron, mas quem vive ali aproveita o ano inteiro tudo  o que a rica natureza da cidade tem para oferecer. No verão, as praias públicas são a grande opção de lazer; no outono, pode-se explorar as inúmeras trilhas nos bosques próximos. Durante o inverno, seus habitantes praticam os esportes da época, e na primavera os parques e jardins ficam cheios de flores e visitantes.

O forte da economia de Sarnia são as indústrias petroquímica, bioquímica e de energia limpa, que são setores econômicos propulsores de pesquisa científica e inovação. O parque industrial de Sarnia concentra nada menos que 40% da indústria química, de plásticos e borracha de todo o Canadá.

Empresas como Imperial Oil Limited, NOVA Chemicals Ltd, Steeves and Rozema Group, Waterville TG Inc, Suncor Energy Products Inc e Shell Canada Limited são exemplos de grandes empresas sediadas em Sarnia.

 O Lambton College é a principal instituição de ensino superior da cidade, e tem os melhores cursos do país voltados para estas indústrias, como o Chemical Production, e o Power Engineering. Os cursos são práticos, e os alunos aprendem colocando a “mão na massa”, em equipamentos idênticos aos utilizados nas indústrias.

Os estudantes do college – canadenses e internacionais – complementam a renda para custear seus estudos em trabalhos de meio período, principalmente no comércio, bares e restaurantes da cidade. 

Por ter um clima mais ameno e uma infraestrutura excelente, Sarnia é conhecida como a “Flórida” da província de Ontário. Muitos idosos escolhem a cidade como local para viver após a aposentadoria – e o cuidado com os idosos acaba sendo também outra atividade comum entre os estudantes.

Quer conhecer mais sobre Sarnia e o Lambton College? Nós, da DBK, teremos um imenso prazer em ajudá-lo – entre hoje mesmo em contato conosco!

St. Catharines
imagem de St. Catharines

St. Catharines

População (2019)
Salário mínimo /hora
Salário médio /hora
Taxa de Desemprego
11,7% (04/2021)
Temp. média (verão)
19ºC (min) / 27º (max)
Temp. média (inverno)
-5ºC (min) / 1ºC (max)
Seguro-Saúde (por pessoa)
Média mensal (estudante)
CAD$ 75
Moradia (Valores médios – Aluguel mensal)
Quarto individual
Kitchenette / apto 1 quarto
Apartamento 2 quartos
Transporte público (Passe mensal)
Regular
Estudante (Universitário e Superior)
CAD$ 92
CAD$ 57
Refeição (por pessoa)
Fast-food
Restaurante médio
CAD$ 10
CAD$ 30
Supermercado (por pessoa)
Despesa semanal média
CAD$ 72

Saint Catharines – a “Garden City” – é a maior cidade da sub-região de Niagara, na província de Ontario. É uma linda e charmosa cidade, que além dos parques e jardins pelos quais é reconhecida, tem uma economia dinâmica, apoiada pela infraestrutura impecável, além de oferecer uma vida cultural rica e diversificada.

A população de Saint Catharines é bastante amigável e hospitaleira com os novos moradores, ou “newcomers“. É uma cidade que se orgulha de promover a participação de todos na comunidade, de forma progressiva e inclusiva.

A cidade,  localizada a 100 km de Toronto, e a apenas 19 km da fronteira com os Estados Unidos, fica entre os lagos Erie e Ontario. O clima da cidade sofre influência moderadora dos dois lagos, o que faz com que as temperaturas sejam bastante amenas durante o inverno – a temperatura mínima média em janeiro – o mês mais frio do ano – é de apenas -5ºC.  É portanto uma excelente opção de destino para quem tem receio de enfrentar invernos mais rigorosos.

Por ser a maior cidade da região, funciona como um centro econômico para as cidades vizinhas. Incentivos econômicos e menores impostos atraíram muitos investimentos para a cidade, que tem uma oferta consistente de trabalho nos mais diversos setores.

Um dos maiores empregadores da cidade é a General Motors, que investiu mais de 1 bilhão de dólares canadenses na planta local nos últimos 15 anos.  Indústrias de manufatura que atendem à planta da GM, como a TRW, por exemplo, também movimentam a economia local.

A área de tecnologia tem recebido investimentos maciços, e Saint Catharines é hoje reconhecida como um dos maiores centros de mídia digital no Canadá, com ofertas de trabalho para profissionais especializados em Computer Design and Services, Publicidade e Relações Públicas, Produção de Vídeos, Design Services e desenvolvimento de software.

O turismo vem se desenvolvendo fortemente em toda a região de Niagara, e como a vizinha Niagara-on-the-lake, a Saint Catharines também abriga vinícolas e toda a infraestrutura de hotéis e restaurantes que a indústria da alta gastronomia exige. 

A região de clima ameno favorece também não só a plantação de uvas, mas também a produção de frutas variadas, fazendo da agricultura outra força econômica relevante na região.

Em Saint Catharines, nosso principal parceiro é o Niagara College – são inúmeros os programas oferecidos para os alunos internacionais, nas mais diversas áreas – todos de excelente qualidade – com destaque para os cursos nas áreas de turismo, gastronomia e hotelaria.

Quer estudar e viver em Saint Catharines? A DBK está pronta para lhe ajudar a escolher o college e o curso perfeito para você.

Timmins
imagem de Timmins

Timmins

População (2020)
115.004
Salário mínimo /hora
Salário médio /hora
CAD$ 15,20
CAD$ 20,35
Taxa de Desemprego
8,1% (04/2021)
Temp. média (verão)
15ºC (min) / 29º (max)
Temp. média (inverno)
-8ºC (min) / -2ºC (max)
Seguro-Saúde (por pessoa)
Média mensal (estudante)
CAD$ 75
Moradia (Valores médios – Aluguel mensal)
Quarto individual
Kitchenette / apto 1 quarto
Apartamento 2 quartos
CAD$ 700
CAD$ 1295
CAD$ 1720
Transporte público (Passe mensal)
Regular
Estudante (Universitário e Superior)
CAD$ 50
CAD$ 13,81
Refeição (por pessoa)
Fast-food
Restaurante médio
CAD$ 10
CAD$ 38
Supermercado (por pessoa)
Despesa semanal média
CAD$ 78
População (2020)42.516
Salário mínimo /hora
Salário médio /hora
CAD$ 14,35
CAD$ 22,29
Taxa de Desemprego6,46% (06/2020)
Temperatura média (verão)12ºC (min)
25ºC (max)
Temperatura média (inverno)-23ºC (min)
-11ºC (max)

Seguro-Saúde (Por pessoa)

Média mensal (estudante)CAD$ 75

Moradia (Valores médios – Aluguel mensal)

Quarto individualCAD$ 500
Studio / apto 1 quartoCAD$ 1119
Apartamento 2 quartosCAD$ 1159

Transporte público (Passe mensal)

Regular
Estudante
CAD$ 80
CAD$ 65

Refeição (Por pessoa)

Fast-foodCAD$ 8,50
Restaurante médioCAD$ 25

Supermercado (Por pessoa)

Despesa semanal médiaCAD$ 94

A cidade de Timmins fica na região norte da província de Ontário, e foi fundada no começo do século 20 durante a corrida do ouro. Por isso, é conhecida como  “City with a Heart of Gold“, ou cidade com o coração de ouro. Esse título também pode ser atribuído à hospitalidade da população, que acolhe com carinho os turistas e os novos habitantes. 

É uma cidade que fica a uma distância considerável de Toronto – a viagem de carro leva em torno de 7 horas. Embora não seja uma grande cidade para os padrões canadenses, Timmins funciona como um centro para as demais cidades da região, por sua infraestrutura em comércio e serviços. 

Encontra-se de tudo no comércio da cidade, que tem 3 grandes shopping centers e um ativo comércio de rua no centro – embora mais afastada da área mais populosa de Ontario, não falta comodidade, conforto ou conveniência para os habitantes de Timmins.

A vida cultural da cidade é movimentada por apresentações de sua orquestra sinfônica, grupos teatrais, museus e festivais – mas o que mais chama a atenção no estilo de vida dos moradores é o gosto pelas atividades ao ar livre durante o ano todo. No verão, aproveita-se muito as trilhas nas florestas, pescarias, acampamento. No outono, é muito comum que os moradores de Timmins saiam para caçar alces, e no inverno, as atividades favoritas são andar de moto de neve (snowmobile), pescaria no gelo, esqui, entre outras.

A principal atividade econômica da cidade é a mineração, mas há outras também muito importantes, como educação, serviços médicos e hospitalares e uma infinidade de pequenos negócios, incentivados pelos governos da província e do município. Em termos de emprego, saber falar inglês e francês pode garantir bons empregos no setor de serviços. 

O custo de vida extremamente baixo é uma das grandes vantagens das cidades do norte, incluindo Timmins. Compra-se casas pela metade do preço, e o aluguel também segue essa lógica – viver em uma cidade que ofereça um custo de vida bem mais baixo pode ser uma das formas de viabilizar financeiramente seu projeto de estudo no Canadá.

A região norte – e menos populosa da província de Ontário – possui um programa próprio para imigração. A região busca atrair profissionais qualificados, que trabalhem pelo crescimento e desenvolvimento da região, o que pode trazer inúmeras oportunidades.

Estudantes internacionais podem se beneficiar de ótimos colleges em Timmins, e recebendo a graduação no Canadá, aumentam a sua pontuação e possibilidades de se estabelecer no país.

Em Timmins, nosso principal parceiro é o Northern College. São vários cursos oferecidos para os alunos internacionais – quem já concluiu seu curso superior pode optar por uma pós-graduação (há cursos em Supply Chain, TI, Global Business, Healthcare Management). Quem ainda vai começar um curso superior ou pretende mudar de carreira, pode escolher entre várias opções nas áreas de Business, Community Services, Engineering Technology and Trades, Health Sciences and Emergency Services, Veterinary Sciences, ou Welding Engineering Technology. Todos os cursos são customizados para atender às necessidades dos empregadores da região.

Converse conosco para saber mais sobre a cidade de Timmins, e como você pode viabilizar sua temporada de estudos no norte da província de Ontario. Nossos assessores educacionais estão prontos para te ajudar a encontrar o melhor programa para você.

Toronto
imagem de Toronto

Toronto

População (Toronto e GTA – 2019)
Salário
Mínimo /h CAD$ 14,00
Médio /h CAD$32,51
Taxa de Desemprego
9,5% (04/2021)
Temp. média verão
18ºC (min) / 28º (max)
Temp. média inverno
-7ºC (min) / 0ºC (max)
Seguro-Saúde (por pessoa)
Média mensal (estudante)
CAD$ 75
Refeição (por pessoa)
Fast-food
Restaurante médio
CAD$ 10
CAD$ 35 a CAD$ 45
Supermercado (por pessoa)
Despesa semanal média
CAD$ 80
Moradia (Valores médios – Aluguel mensal)
Quarto individual
Kitchenette / apto 1 quarto
Apartamento 2 quartos
CAD$ 800
CAD$ 1816
CAD$ 2404
Transporte público (Passe mensal)
Regular
Estudante (Universitário e Superior)
CAD$ 156
CAD$ 128,15

Viver em Toronto é uma experiência única. A cidade, que figura entre as 10 maiores cidades na América do Norte, tem uma atmosfera que lembra uma Nova Iorque mais tranquila e organizada – e é provavelmente a metrópole mais multicultural do mundo. Você vai ouvir diversos sotaques e idiomas, encontrar todos os tipos de etnia, em um ambiente de muito respeito e tolerância. 

Para quem busca um lugar para estudar ou trabalhar, oportunidades não faltam – e é sobre isso que vamos falar nesta seção. 

Toronto é responsável por 20% de todo o PIB do Canadá. A cidade é o centro financeiro do país, e sede dos principais bancos canadenses.  O sistema bancário do Canadá é considerado um dos mais sólidos do mundo. Em Bay Street fica a Bolsa de Valores de Toronto, a terceira maior das Américas, e a nona maior do mundo.

Outra área de destaque na economia de Toronto é a indústria cinematográfica e produção audiovisual. Atualmente, cerca de 25% dos filmes de Hollywood são gravados em Toronto, e vários grandes estúdios têm sede na cidade. O TIFF (Toronto International Film Festival) é uma excelente oportunidade para se ter uma idéia da crescente importância de Toronto neste mercado.

A vocação de Toronto para a inovação tem atraído grandes empresas da área de tecnologia da informação (TI), como Uber, Microsoft, Samsung, Intel, entre outras.  Desde 2017, a área de TI criou mais empregos do que São Francisco, Seattle e Washington juntas. Esse crescimento tão rápido é possível apenas porque a cidade – em conjunto com o governo canadense – incentiva a imigração dos melhores profissionais da área, e investe nos colleges e universidades para que ofereçam a tecnologia mais avançada a seus estudantes, canadenses e internacionais.

Dentro deste setor, as grandes empresas são um importante motor, mas não o único. A cidade favorece o surgimento e desenvolvimento de startups com pouca burocracia, acesso a financiamentos e suporte com programas de mentoria, business plans, entre outros. 

Toronto é uma cidade belíssima, com muitos pontos turístico de interesse, que têm atraído cada vez mais visitantes. De parques espalhados pela cidade às ilhas no lago Ontário, quem gosta do contato da natureza tem muitas opções de passeios e trilhas – mesmo morando em uma grande metrópole. As atrações urbanas são inúmeras: da famosa CN Tower à Casa Loma, do Entertainment District ao ROM (Royal Ontario Museum), e nos bairros, que concentram diversas etnias, pode-se experimentar delícias de todas as partes do planeta.

O cenário esportivo da cidade tem se destacado mundialmente. Recentemente o Toronto Raptors se consagrou campeão da NBA – a liga de basquete americana. O Toronto Blue Jays é uma das grandes referências no baseball mundial, e o Maple Leaf representa o hockey local – times fortes e que despertam paixão e orgulho nos cidadãos de Toronto.

A cidade tem sido destino de muitos turistas, e por esse motivo, a infraestrutura de hotéis e restaurantes da cidade têm crescido ano a ano, e demandado uma grande quantidade de profissionais especializados, de gerente de hotel a chef de cozinha.

Não devemos esquecer do vibrante comércio da cidade – quem nunca ouviu falar no gigantesco shopping Eaton Centre, ou do PATH – as galerias subterrâneas com 30 quilômetros de extensão, que conectam 75 prédios no centro da cidade? Tanto o Comércio quanto o setor de Serviços oferecem uma série de oportunidades para estudantes que querem trabalhar por meio-período – e assim ajudar a custear seus estudos.

A construção civil é um dos setores que mais tem se beneficiado do crescimento da cidade. São inúmeras as oportunidades de trabalho na área – ainda mais para profissionais qualificados nas mais recentes tecnologias, como elaboração de plantas em 3D, que possibilitam a visita virtual ao edifício, mesmo antes da construção. Este mercado tem usado cada vez mais drones para inspeção – e não há profissionais habilitados o suficiente para suprir toda essa demanda na cidade.

O setor da Saúde também representa uma boa opção para estudo e trabalho, pois já havia, mesmo antes da pandemia de Covid-19, uma demanda latente por este tipo de profissional. Esta  área exige formação acadêmica local para a maioria das vagas, porém oferece inúmeras oportunidades para assistentes (Health Assistant, Dental Assistant) e cuidadores de idosos (Gerontology) – ocupação que, por sinal, tem tido cada vez mais demanda de profissionais.

Claro que, com esta economia tão diversificada e vibrante, o difícil em Toronto é escolher onde e o que estudar. São inúmeros os colleges que oferecem cursos antenados com as necessidades do mercado, nas mais diversas profissões – das tradicionais às novas carreiras que surgem a cada dia. Estes colleges oferecem aos alunos uma infraestrutura impecável, tecnologia de ponta, e a qualidade de ensino canadense, reconhecida e apreciada em todo o mundo.

Nossos principais colleges públicos parceiros com toda a estrutura em Toronto e região metropolitana são George Brown, Centennial, Humber, Sheridan e Seneca.Temos também outras opções de colleges públicos com sede em outras cidades mas com campi dedicados a alunos internacionais, tais como Lambton, Canadore, Cambrian, St. Lawrence e Loyalist. 

E para alunos internacionais que necessitam de mais flexibilidade em datas de início, foco em carreiras específicas, e em geral com custos mais acessíveis, Toronto conta com diversas opções de colleges privados. Alguns de nossos parceiros nesta categoria são a Toronto Film School, Yorkville University, TSoM – Toronto School of Management, IBT, Evergreen, ILAC College, Greystone College (ILSC), RAC, entre outros. 

Consulte-nos para mais opções e clique nos nomes dos colleges para saber mais detalhes: temos muitas informações interessantes sobre esses colleges no nosso blog e em seus sites. 

A DBK conta com uma experiência de mais de 15 anos no mercado de intercâmbios, e tem atendimento em Toronto. Como assessores educacionais, podemos lhe dar suporte local e recomendar os melhores cursos na cidade, dentro das áreas que você deseja. Estamos à sua disposição!

Colleges e Universidades

Cursos de inglês

quebec view2

Quebec

Oui! Ao chegar em Quebec, você vai sentir uma atmosfera diferente do restante do Canadá. A forte influência francesa é notada imediatamente no modo de ser das pessoas, na música que se ouve nas ruas, na arquitetura das cidades, nas comidas, nos sotaques. Nos grandes centros da província, há uma intensa vida artística e cultural. O grande fluxo de imigrantes imprimiu e multiculturalidade nestes centros, criando ali uma cultura nova e única.

População8,6 milhões
Salário MínimoCAD$ 13,50 /hora
Taxa de Desemprego6,6% (05/2021)

A capital da província de Quebec leva o mesmo nome, e é uma linda cidade com cerca de 820 mil habitantes, mas a maior cidade da província é Montréal, que é também a quarta maior cidade francófona do mundo, com mais de 4 milhões de moradores. Quebec é a única província canadense cuja língua oficial é apenas o francês.  Saber francês facilita sua vida imensamente por lá.

Na província de Quebec, os invernos podem ser bastante rigorosos, e os verões, quentes e úmidos. As quatro estações são bem definidas, e cada uma delas traz um encanto particular, mas pessoas muito sensíveis ao frio podem sofrer um pouco com o inverno de lá.

Quebec tem uma impressionante riqueza de recursos naturais, principalmente hídricos: há uma grande concentração de lagos e vias navegáveis, e em nenhuma outra província há tanta disponibilidade de água fresca como lá. A exploração sustentável desses recursos foi por muito tempo a grande força motora da economia da província, com destaque para a produção de energia elétrica em suas muitas usinas hidrelétricas, e também papel e madeira, além de um forte setor agrícola.

Atualmente Quebec é extremamente industrializada e sua economia é bastante diversificada. Os principais setores são o aeroespacial, farmacêutico, comunicação, transporte e finanças. A área de entretenimento conquistou seu espaço em Montreal, que também é considerada, hoje em dia, um centro promissor para o mercado de startups.

O turismo é uma atividade não menos importante, principalmente em Montreal e Quebec City, que recebem milhões de visitantes canadenses e estrangeiros todos os anos.

Viver nos grandes centros de Quebec é um pouco menos custoso que nas províncias de Ontário e British Columbia, mas pode ser bem mais acessível nas menores cidades. Como no restante do Canadá, em Quebec, há muita segurança, acesso a serviço de saúde e educação de qualidade em todos os níveis, o que faz com que a qualidade de vida seja bastante alta.

Conheça e se encante com algumas das cidades da província.

Gatineau
imagem de Gatineau

Gatineau

População (2020)
Salário
CAD$ 13,50 Mín/h
CAD$ 18,67
Méd/h
Taxa de Desemprego
6.6% (04/2021)
Temp. média verão
15ºC (min) / 26º (max)
Temp. média inverno
-15ºC (min) / -6ºC (max)
Seguro-Saúde (por pessoa)
Média mensal (estudante)
CAD$ 75
Refeição (por pessoa)
Fast-food
Restaurante médio
Supermercado (por pessoa)
Despesa semanal média
CAD$ 74
Moradia (Valores médios – Aluguel mensal)
Quarto individual
Kitchenette / apto 1 quarto
Apartamento 2 quartos
Transporte público (Passe mensal)
Regular
Estudante (Universitário e Superior)

Gatineau é uma cidade bastante particular. Localizada no oeste da província de Quebec, está exatamente do outro lado do rio Ottawa, que banha a capital nacional Ottawa. Aqui as duas províncias – Quebec e Ontário – se fundem em uma das maiores áreas urbanas canadenses.

Esta área é conhecida como Ottawa-Gatineau, o coração da National Capital Region (NCR), e concentra uma população aproximada de 1,4 milhão de habitantes. Toda esta área tem uma administração especial – a National Capital Comission (NCC), que coordena a gestão das cidades inseridas na NCR, integrando os governos municipais, provinciais e federais.

A troca entre estas duas cidades é intensa. Muita gente mora em Gatineau e cruza o rio diariamente para trabalhar ou estudar em Ottawa. Dependendo da situação familiar, pode ser mais vantajoso morar em Gatineau. Na província francófona, os valores gastos com moradia são substancialmente menores, além de outras vantagens, como creches quase totalmente subsidiadas pelo governo – o que pode aliviar consideravelmente o orçamento de uma família. 

Gatineau tem outras particularidades. Suas ruas lembram muito o charme da velha Montreal, com forte inspiração na arquitetura e cultura francesa – que traz a tiracolo o gosto por viver e comer bem – com excelentes cafés, restaurantes, bares e casas noturnas. A idade mínima para consumo de bebida alcoólica é 18 anos, enquanto que na vizinha Ottawa, é preciso ter ao menos 19 para saborear uma taça de vinho ou uma cerveja geladinha. 

Ao sair de Ottawa, onde se respira um forte ar britânico, após cruzar o rio tem-se a sensação de que Gatineau é outro país. E mesmo estando colada em Ottawa – a capital nacional, bilíngue, mas onde se fala predominantemente o inglês – em Gatineau a chave vira totalmente para o francês.

Como no restante da província de Quebec, em Gatineau, o francês é o único idioma oficial e o mais utilizado na cidade. Não saber o mínimo de francês pode ser um grande inconveniente para quem escolhe Gatineau para se estabelecer, principalmente no momento de buscar um imóvel, procurar um emprego na cidade, escolher a escola dos filhos, resolver questões burocráticas na prefeitura, entre outras situações semelhantes.

O setor público é a principal atividade econômica em Gatineau. A NCC procura equilibrar os órgãos públicos federais entre as duas cidades, para que haja um desenvolvimento econômico equivalente nos dois lados do rio. 

A NCR tem, no entanto, observado um grande crescimento de vários outros importantes setores econômicos – tanto em Ottawa quanto em Gatineau (por isso, sugerimos que você também visite nossa página sobre Ottawa, neste link. O setor tecnológico é um dos que mais cresce na NCR – o que favorece desde o surgimento de uma grande quantidade de startups ao estabelecimento das “big techs”, como a Adobe, Shopify, SurveyMonkey. Outros grandes empregadores com sede na própria cidade de Gatineau são o Casino du Lac-Leamy, Canadian Heritage, Hôpital Monfort, Motorola, Resolute Forest Products, Rona, Uniprix, BGIS, Weston Foods, Simons, entre outros.

Para os nossos clientes que querem morar em Gatineau, indicamos o Algonquin College of Applied Arts and Technology, em Ottawa. Este college tem uma estrutura sem comparação, e oferece inúmeros programas para os alunos internacionais.

Quer saber mais sobre Gatineau, ou planejar seu curso no Algonquin College? A DBK é a sua parceira ideal para planejar e executar o seu projeto.

Montreal
imagem de Montreal

Montreal

População (2020)
Salário
CAD$ 13,50 Mín/h
CAD$ 19,78
Méd/h
Taxa de Desemprego
7,7% (04/2021)
Temp. média verão
17ºC (min) / 27º (max)
Temp. média inverno
-13ºC (min) / -4ºC (max)
Seguro-Saúde (por pessoa)
Média mensal (estudante)
CAD$ 75
Refeição (por pessoa)
Fast-food
Restaurante médio
Supermercado (por pessoa)
Despesa semanal média
CAD$ 83
Moradia (Valores médios – Aluguel mensal)
Quarto individual
Kitchenette / apto 1 quarto
Apartamento 2 quartos
Transporte público (Passe mensal)
Regular
Estudante (Universitário e Superior)
CAD$ 50
CAD$ 13,81

Montreal é a cidade perfeita para quem gosta de viver a vida intensamente. Os montrealenses, assim como os franceses, dão uma grande importância a viver os bons momentos, estar com a família e amigos, apreciar uma boa mesa e festar sempre que possível. Então, se você é do tipo workaholic, definitivamente Montreal não é o lugar certo!

A cidade parece mais europeia do que norte-americana. As charmosas ruas são repletas de cafés com mesas na calçada, e fervilham de gente bonita durante o verão. O cenário cultural e artístico é intenso (Montreal é uma das principais casas do famoso Cirque du Soleil, pra citar um exemplo). Sempre há muita coisa para fazer, de exposições de arte a festivais – e caminhar pela cidade durante o verão é por si só uma grande diversão.

Os verões são quentes e úmidos, e os dias bastante longos – e esse apreço por aproveitar a vida ao máximo pode ser explicado pelo fato de que o inverno na cidade é bastante rigoroso. Portanto, há que se tirar todo o proveito possível dos dias de sol e calor.

Os dias frios costumam ocupar cerca de 6 meses do calendário – e podem ser muito intensos. Durante estes meses, o movimento de pedestres migra para a famosa Underground City – uma cidade subterrânea, de mais de 30 km, que liga as principais estações de metrô do centro da cidade, e está repleta de lojas e serviços de todos os tipos. Na Underground City você pode caminhar, fazer compras, pegar um cinema ou sair pra comer sem precisar sofrer com o frio e a neve lá fora.

Enquanto o inverno pode ser um período angustiante, com dias curtos e noites longas, tempestades de neve ocasionais e aquela chatice de ter que sair de casa vestido de cebola, você pode aproveitar o lado bom da estação em um dos resorts de esqui próximos à cidade, como o Mont-Tremblant. E claro, pode curtir a temporada de hockey, o esporte preferido da cidade.

Montreal, como a maioria das cidades canadenses, oferece uma qualidade de vida ímpar. Há vantagens sobre outros grandes centros, como Toronto ou Vancouver, principalmente quando se fala em custo de vida. Os aluguéis na cidade costumam ser bem mais em conta que nessas outras duas cidades, o que alivia bastante o orçamento, principalmente para estudantes que pretendem se estabelecer na cidade por um tempo mais longo.

Como acontece em outros grandes centros, muitas pessoas optam por morar em Laval – a maior cidade da região metropolitana – e vão diariamente a Montreal para trabalhar. É uma opção a se considerar, pois pode ser uma boa opção para famílias com crianças, que precisam de mais espaço e comodidade.

O transporte público funciona tão bem que apenas ⅓ dos moradores de Montreal possuem carros – normalmente as pessoas acham mais fácil e mais cômodo usar a rede de ônibus e metrô. A cidade é bastante segura, e o sistema público de saúde funciona muito bem.

Se você considera a possibilidade de viver em Montreal (ou na província de Quebec) e não fala francês, isso não deve ser um problema no seu dia-a-dia. Mas:

  • Tenha em mente que há uma boa parcela de empregos na cidade que exige que o candidato tenha alguma proficiência em francês.
  • Saber pelo menos um pouco do idioma vai te ajudar bastante cada vez que precisar de serviços da prefeitura, agências ou órgãos governamentais. Você eventualmente conseguirá resolver tudo em inglês, com um pouco de sofrimento, mas sabendo francês você vai seguramente economizar muito tempo e stress.
  • Você será muito melhor recebido por um local se iniciar uma conversação no idioma oficial, mesmo que logo precise mudar para o inglês.

A economia da cidade é forte e bastante diversa. Os destaques são os setores aeroespacial, software, eletrônicos, farmacêutico, indústria e transportes. A cidade se tornou também um grande centro tecnológico, com empresas bastante ativas na área de games e efeitos visuais. Entre as grandes empresas estabelecidas na cidade, podemos citar a Bombardier, Bell Helicopter Textron no setor aeroespacial, Technicolor ou CineSite em efeitos visuais, EA e GameLoft na área de games, Google, Facebook, IBM e Microsoft entre as big techs. No setor farmacêutico, todas as grandes, como Pfizer, Merck, Novartis, Roche e GSK estão presentes na cidade. No setor alimentício, Hershey ‘s, Danone, Labatt, e Bridor são alguns outros exemplos.

Há empresas na vanguarda do transporte elétrico em Montreal – já antecipando o futuro de veículos movidos a energia renovável e menos poluentes. Algumas delas são a ABB, Blue Solutions, Johnson Matthey, Keolis e Nova Bus. Outros setores, como o de cybersecurity e moda também têm crescido bastante na cidade nos últimos anos.

Montreal é considerada uma grande cidade estudantil. A McGill University sempre figura entre as 30 melhores universidades do mundo, e lá também estão presentes muitos colleges de ponta, como o LaSalle, a RAC, o Trebas College, e o College Canada, que também são parceiros da Go Tour.

O LaSalle é o maior college bilíngue da América do Norte. Oferece mais de 60 programas, e tem uma grande parcela de alunos com origem em outros países – mais de 20% dos estudantes são internacionais. Os estudantes podem escolher em que idioma estudar na maioria dos programas – inglês ou francês.  Entre os programas mais procurados, estão os na área de turismo (hotelaria e gastronomia), os programas de negócios (administração de empresas ou marketing), e os de tecnologia da informação. Mas há cursos inusitados, como o Artistic Makeup e Body Painting – que formam profissionais especializados em maquiagem artística do rosto e corpo – especialmente importantes na área de entretenimento, para teatros e companhias de espetáculos como o Cirque du Soleil. Neste link você encontra a resenha completa do La Salle.

Outro parceiro da Go Tour em Montreal é o RAC (Recording Arts Canada), que é o sonho de consumo dos profissionais da música. O curso Sound & Music Recording tem uma grade curricular profunda e aprendizado “mão-na-massa”. Artistas de peso já usaram a estrutura da escola para gravar seus álbuns, como Shania Twain e Michael Bolton.

A área de entretenimento tem crescido muito no Canadá, e demandado profissionais altamente especializados. O Trebas College oferece cursos nas mais variadas áreas do entretenimento, como Audio Engineering & Production, Sound Recording, Sound Design, Film and Television Production and Post-Production,  e-Commerce, Online Business Administration, Digital Marketing & Social Media, Music Business Administration, Events and Venues Administration, entre muitos outros.

Cursos mais tradicionais e de excelente qualidade podem ser encontrados no Canada College. O forte desta instituição são os cursos nas áreas de negócios (Business Administration and Commerce, Business Intelligence Analyst, Digital Marketing, Digital Content Creation) e  educação infantil (Early Childhood Education). Alguns cursos de formação técnica e menor duração são bastante procurados, como o de corretagem de imóveis, web designer ou automação de escritório. 

Gostou de saber um pouco mais sobre Montreal? A DBK está pronta para ajudar a encontrar o curso perfeito para você lá e em outras cidades do Canadá.

Quebec City
imagem de Quebec City

Quebec City

População (2019)
115.004
Salário mínimo /hora
Salário médio /hora
CAD$ 15,20
CAD$ 20,35
Taxa de Desemprego
8,1% (04/2021)
Temp. média (verão)
15ºC (min) / 29º (max)
Temp. média (inverno)
-8ºC (min) / -2ºC (max)
Seguro-Saúde (por pessoa)
Média mensal (estudante)
CAD$ 75
Moradia (Valores médios – Aluguel mensal)
Quarto individual
Kitchenette / apto 1 quarto
Apartamento 2 quartos
CAD$ 700
CAD$ 1295
CAD$ 1720
Transporte público (Passe mensal)
Regular
Estudante (Universitário e Superior)
CAD$ 50
CAD$ 13,81
Refeição (por pessoa)
Fast-food
Restaurante médio
CAD$ 10
CAD$ 38
Supermercado (por pessoa)
Despesa semanal média
CAD$ 78

Fundada em 1608, Quebec City é o berço da colonização francesa na América do Norte, e a única cidade murada ao norte do México. A cidade – um dos principais destinos turísticos do país – é um tesouro a céu aberto, a mistura perfeita de natureza, história, cultura e modernidade. Por estar impecavelmente conservada e ter um valor histórico inestimável, foi tombada como Patrimônio Cultural da Unesco em 1985.

As ruas principais da cidade velha (Old Quebec) ficam tomadas pelos turistas durante o verão, em busca de seu cenário europeu e bucólico. Quebec City é conhecida por sua intensa atividade cultural e tradição gastronômica, e por levar ao pé da letra o lema francês de aproveitar ao máximo os grandes e pequenos prazeres da vida.

No inverno, os visitantes que não se intimidam com o frio podem se sentir dentro de um cartão de Natal ao caminhar pelas charmosas ruas nevadas e decoradas para a estação. O Winter Carnival, que acontece desde 1955, oferece diversas atividades para turistas e moradores de todas as idades.

Embora seja muito romântico viver na cidade velha, em meio ao pitoresco casario do século XVII, normalmente quem mora na cidade acaba preferindo os bairros mais modernos – lidar com todo esse fluxo de turistas, formando filas nos restaurantes e cafés nos meses de alta temporada, pode ser cansativo. Estudantes ou jovens solteiros gostam dos badalados bairros de Saint-Roch, Limoilou ou Saint-Jean-Baptiste. Áreas mais preparadas para famílias são Cap-Rouge, Beauport, Sillery ou Montcalm.

A cidade oferece excelente qualidade de vida. Quebec City é reconhecida nacionalmente pela segurança pública, gasta-se muito pouco tempo em locomoção, o serviço de saúde é compatível com demais grandes centros canadenses, e os valores de moradia e aluguel são bastante razoáveis ao comparar com Montreal, e o contraste é mais visível ainda em relação a imóveis equivalentes em Toronto ou Vancouver, por exemplo. 

Há muitas opções de lazer, e muitas oportunidades de estar em contato com a natureza. Além de uma grande quantidade de áreas verdes na cidade, em no máximo 30 minutos de viagem você tem acesso a parques nacionais, montanhas e lagos.

O clima é um fator que pode ser determinante para algumas pessoas, pois pode ser bastante rigoroso no pico do inverno, além da quantidade reduzida de horas de sol (enquanto no verão anoitece lá pelas 10 da noite, no inverno os dias escurecem pouco antes do fim da tarde). Quem encara as temperaturas mais extremas numa boa, terá a oportunidade de ver em ação um dos sistemas mais avançados de limpeza de neve de ruas e estradas.

O francês é o único idioma oficial da província, e saber ao menos um pouco desse idioma é fundamental para uma melhor adaptação à cidade. Quebec é uma cidade menor e menos cosmopolita se comparada a Montreal, portanto, você vai seguramente encontrar muitas pessoas que não falam inglês – exceto, claro, nas áreas mais turísticas. Saber francês pode ser uma necessidade no momento de procurar emprego na cidade.

Quebec City é um dos melhores lugares para se estudar francês em todo o Canadá. Além de ter o ambiente perfeito para total imersão no idioma, em Quebec City ficam a Edu Inter e a BLI, que oferecem programas diferenciados para adultos e adolescentes.

Os professores destas escolas são altamente capacitados, e os programas são bastante inovadores. Adultos podem optar por programas que combinem o estudo do idioma com aulas de culinária, música, teatro, esportes de inverno, ou trabalho voluntário. Adolescentes contam com muitas outras opções de programas de verão, como acampamentos com atividades de dança, música, tênis, culinária, circo, equitação, futebol, hockey e teatro, ou escolher um acampamento com atividades variadas (multi-activity). No período de inverno, as opções são limitadas ao acampamento multi-atividades.

Para adolescentes há também a possibilidade de cursar o high-school (mínimo de 1 semestre), e vivenciar Quebec como um local. 

Venha você também se encantar com Quebec City! A DBK  leva você para turbinar o seu francês em uma das cidades mais lindas do mundo.

Colleges e Universidades

Cursos de Inglês e Francês

imagem de Saskatchewan

Saskatchewan

A província de Saskatchewan está localizada nas grandes planícies canadenses, entre Alberta e Manitoba. A província tem um enorme território, e baixíssima densidade demográfica, o que significa muito espaço e muita natureza ao redor.

População1,17 milhões
Salário MínimoCAD$ 11,45 /hora
Taxa de Desemprego6,7% (05/2021)

Os habitantes de Saskatchewan aproveitam ao máximo a vida ao ar livre, pois há uma imensa variedade de paisagens e ecossistemas – de dunas de areia a montanhas, florestas, lagos e rios, além de ser um dos melhores lugares ver a aurora boreal, um dos espetáculos naturais mais lindos do mundo.

A capital da província é a cidade de Regina, que tem pouco mais de 260 mil habitantes, mas a maior cidade é Saskatoon, com cerca de 330 mil.  

A província fica em uma região bem central na América do Norte, distante de oceanos ou grandes massas de água que regulam a temperatura. O clima de Saskatchewan é de extremos: verões quentes e úmidos, e invernos secos e rigorosos, e um pouco mais longos. No entanto, apesar das temperaturas eventualmente alcançarem patamares muito baixos, a sensação térmica é menos desagradável que temperaturas menos extremas em climas mais úmidos.

Qualidade de vida é uma das grandes vantagens de Saskatchewan – há um bom equilíbrio entre vida profissional e pessoal e poucos fatores de stress como trânsito, barulho ou poluição. Em termos financeiros, a remuneração média é mais alta que a média nacional, e o custo de vida substancialmente mais baixo, especialmente pelo valor gasto em moradia (bem mais barato que nos grandes centros), transporte e impostos (Saskatchewan está entre as províncias com menores impostos sobre vendas, propriedade e renda em todo o país).

Serviços públicos como saúde e educação são eficientes e de qualidade, mesmo considerando que as cidades em Saskatchewan são pequenas ou médias para os padrões canadenses. Quem gosta de uma vida mais pacata vai se adaptar perfeitamente à rotina em Saskatchewan, mas se você é do tipo mais festeiro e gosta de aproveitar as baladas e uma vida social mais movimentada, talvez deva considerar uma outra opção.

O agronegócio é a principal força motriz da economia da província. Saskatchewan é conhecida como “a cesta de pães” do Canadá. A província, sozinha, produz mais da metade do trigo consumido no país, e quase ⅓ da produção total de grãos, com destaque para aveia, lentilhas e ervilhas secas, e também para a mostarda – de Saskatchewan sai 75% da mostarda consumida em todo o país.

Há outros setores de grande importância na província, como o de energia (além de ser grande produtora de petróleo, carvão e urânio, o governo de Saskatchewan tem investido maciçamente em biocombustíveis, energia geotérmica, eólica e hidrelétrica), silvicultura e desenvolvimento florestal, mineração e indústria de manufatura (alimentos, maquinário pesado, produtos de madeira, aço e plástico, manufatura química, indústria aeroespacial, automotiva e eletrônica).

Em termos de educação, a província não fica atrás de nenhuma outra. São diversos colleges e universidades com tecnologia de ponta e cursos antenados com a realidade do mercado de trabalho e a evolução tecnológica das profissões. A DBK tem parceria com as instituições de ensino em Saskatchewan, e está pronta para lhe ajudar a encontrar o curso e a instituição de ensino mais adequada para você em Regina ou Saskatoon.

Regina
imagem de Regina

Regina

População (2020)
Salário mínimo /hora
Salário médio /hora
Taxa de Desemprego
7,5% (05/2021)
Temp. média (verão)
12ºC (min) / 26º (max)
Temp. média (inverno)
-19ºC (min) / -8ºC (max)
Seguro-Saúde (por pessoa)
Média mensal (estudante)
CAD$ 75
Moradia (Valores médios – Aluguel mensal)
Quarto individual
Kitchenette / apto 1 quarto
Apartamento 2 quartos
Transporte público (Passe mensal)
Regular
Estudante (Universitário e Superior)
Refeição (por pessoa)
Fast-food
Restaurante médio
Supermercado (por pessoa)
Despesa semanal média
CAD$ 82

Regina é a capital e a segunda maior cidade da província de Saskatchewan. É uma “cidade pequena grande”, em que as pessoas se conhecem, e onde há um grande senso de comunidade e coletividade. 

Esse ar familiar faz de Regina um excelente lugar para criar filhos – a cidade é muito segura, oferece extensas áreas verdes (são centenas de parques), atividades esportivas e culturais para todos os gostos. 

Tudo fica a no máximo 15 minutos de distância, é fácil de se locomover na cidade, e portanto não há aborrecimento ou tempo perdido em trânsito. Por todos esses motivos, Regina oferece uma qualidade de vida excepcional, mas talvez seja um destino um pouco monótono para quem gosta de uma vida noturna mais agitada e de curtir muitas baladas.

O clima de Regina é o continental. As quatro estações do ano são bem definidas, com destaque para o verão quente e úmido, e inverno frio e seco. As temperaturas no inverno, embora mantenham uma média de -11ºC,  podem chegar a extremos. Como as outras grandes cidades das pradarias canadenses, Regina se gaba de ter uma grande quantidade de dias de sol todos os anos.

Por ser a capital da província de Saskatchewan, uma parcela significativa da população trabalha no setor público. Outros setores de destaque na economia da cidade são os de gás e petróleo, agropecuária, manufatura, finanças e seguros, e telecomunicações.

Entre os principais empregadores da cidade estão o 3S Health, Access Communications Co-operative Ltd., Creative Options, Flaman Sales Ltd., GMS Insurance, Information Services Corporation, McDougall Gauley LLP, Nutrien Inc., Saskatchewan Blue Cross, Saskatchewan Crop Insurance Corporation, Vaderstad Industries Inc., entre outros.

A cidade oferece escolas públicas de boa qualidade para alunos canadenses e residentes no ensino fundamental e médio, e excelentes faculdades e universidades para quem quer fazer um curso superior.

O destaque fica para a University of Regina, conhecida no cenário nacional por ser uma das mais inovadoras instituições do Canadá – foi a primeira do país a criar programas que combinam o curso com estágios ou trabalho incorporados (co-op), como o do curso de Jornalismo, que oferece 13 meses de estágio remunerado.

A University of Regina é também conhecida por sua grande diversidade: cerca de 17% de todos os seus estudantes são alunos internacionais, oriundos de todas as partes do mundo.

Quem quer um curso mais “mãos-na-massa”, pode buscar por uma das excelentes opções do Saskatchewan Polytechnique, que tem uma unidade em Regina. Os cursos são distribuídos em “economic sector schools“, com foco nas carreiras demandadas pelo mercado local) e “public sector schools“, que trabalha as carreiras de suporte ao crescimento econômico da cidade, como health sciences ou public services.

Entre os cursos mais procurados no Saskatchewan Polytechnique estão o Innovative Manufacturing, o Bachelor of Applied Management,  Business e Early Childhood Education.

Que tal arrumar as malas para estudar em Regina? Fale hoje mesmo com um de nossos consultores educacionais!

Saskatoon
imagem de Saskatoon

Saskatoon

População (2020)
Salário mínimo /hora
Salário médio /hora
Taxa de Desemprego
7,4% (05/2021)
Temp. média (verão)
12ºC (min) / 25º (max)
Temp. média (inverno)
-20ºC (min) / -9ºC (max)
Seguro-Saúde (por pessoa)
Média mensal (estudante)
CAD$ 75
Moradia (Valores médios – Aluguel mensal)
Quarto individual
Kitchenette / apto 1 quarto
Apartamento 2 quartos
Transporte público
Regular (Passe mensal)
Estudante (Universitário e Superior: U-Pass Semestral)
Refeição (por pessoa)
Fast-food
Restaurante médio
Supermercado (por pessoa)
Despesa semanal média
CAD$ 78

Saskatoon é a maior cidade da província de Saskatchewan. A cidade tem uma forte influência da cultura leste-europeia, em especial a ucraniana, e é lar de muitas tribos indígenas. 

Cortada pelo rio South Saskatchewan, Saskatoon é uma linda cidade, repleta de áreas verdes e trilhas para caminhada ao longo do trecho urbano do rio. A população é receptiva, hospitaleira e inclusiva – não é difícil fazer novos amigos ou se envolver nas comunidades locais, o que facilita muito a adaptação à nova cidade e à nova cultura.

O inverno em Saskatoon costuma ser longo e frio. Temperaturas extremas, como -30ºC, não são raras. Mas, para contrabalançar, Saskatoon goza de infindáveis dias de sol e céu azul, inclusive durante o inverno. É também no inverno que você terá a oportunidade de observar a aurora boreal em Saskatoon. Nos dias em que a aurora estiver especialmente brilhante, é possível assisti-la até mesmo da sua janela ou de terraços de bares e prédios espalhados pela cidade. Assistir a esse espetáculo da natureza é um privilégio para poucos.

Os esportes de inverno, como patinação no gelo ou hockey, estão entre as atividades preferidas dos locais, junto com trilhas, mountain bike, caça e pesca. Os saskatoonians amam aproveitar a vida ao ar livre e o contato com a natureza.

Saskatoon, como outras cidades espalhadas pelo Canadá, oferece uma qualidade de vida excelente. Os serviços públicos como saúde, educação e transportes são eficientes e de boa qualidade, há muita área verde e opções de lazer e atividades para toda a família. Por ser uma cidade de porte médio, a vida noturna ou cultural não é tão movimentada como nos grandes centros, o que faz a cidade perfeita para pessoas mais caseiras ou que gostam de levar uma vida mais pacata.

O custo de vida é definitivamente um dos pontos fortes da cidade. O valores gastos com moradia, transporte, supermercado, seguros, entre outros, são sensivelmente mais baixos que nos grandes centros – e considerando que o salário médio na cidade é até mesmo superior à média nacional, no fim do mês pode sobrar um bom troco na carteira para compor uma reserva financeira, dar entrada na casa própria ou realizar aquela viagem dos sonhos.

A economia de Saskatoon é sólida e variada. Entre os setores econômicos, os mais desenvolvidos são o agronegócio (a cidade é rodeada por fazendas produtoras de cereais) e a mineração, sobretudo uranio e potassa. Entre as grandes empresas do setor estão a Cameco, K+S Potash Canada, Mosaic, Nutrien e BHP.

A indústria é um setor bastante forte em Saskatoon, nos mais diversos ramos. Alguns exemplos de empresas são a CNH Industrial, Evolution Electrical Products Inc., Saskatoon Boiler, TopCon Agriculture, W.D. Plastics, Crestline Coach, Robin Hood Flour, AJ Plastics Inc, Black and McDonald Ltd.

O comércio, tanto atacadista quanto varejista (com destaque para a Federated Co-operatives Ltd, uma associação de cooperativas) também contribui para o bom desempenho econômico de Saskatoon, gerando uma renda aproximada de CAD$ 45 bilhões anuais, e empregando cerca de 90 mil pessoas.

Um setor que está em franco desenvolvimento na cidade, movido principalmente pelas pesquisas conduzidas pelas universidades da cidade, é o de biotecnologia. A cidade premia as principais pesquisas e desenvolvimentos com o STIC Awards (Science, Technology, Innovation and Collaboration Awards). Algumas das empresas e organizações estabelecidas na cidade são a Genome Prairie, Agrisoma Biosciences Inc, Novozymes BioAg Ltd, KeyLeaf, ZYUS LifeScience Inc, Thermo Fisher Scientific, entre outras.

Saskatoon tem excelentes instituições de ensino superior, como a Saskatchewan Polytechnic e a University of Saskatchewan, todas muito antenadas e em linha com as necessidades do mercado de trabalho da cidade.

A Saskatchewan Polytechnic é um college de grandes proporções – tem mais de 10 mil alunos, e tem um enfoque grande em ciências aplicadas, na área de construção civil, tecnologia da informação, ciências da saúde e ciências humanas.

Entre os programas mais procurados do college estão o Continued Care Assistant, Early Childhood Education, Business e Office Administration.

A University of Saskatchewan tem muita tradição nas ciências agronômicas, já que 40% de toda a terra cultivável do Canadá fica na província. No entanto, outras áreas de importância global vêm obtendo destaque dentro da universidade, como segurança alimentar, segurança da água, e desenvolvimento de vacinas e novas terapias.

Os cursos da USask que se destacam no cenário nacional são o Food and Bioproduct Sciences (conecta a agricultura com a indústria, e estuda o desenvolvimento de produtos não alimentares, como biocombustíveis e bioplástico), o Interactive Systems Design (os estudantes aprendem sobre os fundamentos da comunicação visual, percepção humana e programação, com o propósito de desenvolver sistemas interativos e jogos), e o Regional and Urban Planning (os estudantes estudam o uso da terra e recursos naturais, e como combinar de forma harmoniosa o desenvolvimento das comunidades com o meio ambiente).

Saskatoon é uma opção interessante, não é? Se quiser saber mais, fale hoje mesmo com a DBK!

Colleges e Universidades

Yukon