London é a 11ª maior cidade do Canadá, e fica bem no meio do caminho entre Toronto e Detroit, nos Estados Unidos. De fácil acesso por ar ou trem, London tem uma rica vida cultural, além de uma economia forte, puxada por um grande parque de indústrias e por seu vibrante comércio.
Por conta desta economia bastante ativa, há uma grande demanda por trabalhadores qualificados, produtivos e integrados. É justamente aqui que se encaixa o Fanshawe College, cujo campus principal fica em London. Apenas os campus de London atendem a cerca de 25 mil alunos, sendo aproximadamente 5 mil alunos internacionais.
O Fanshawe College oferece formação em mais de 200 programas diferentes – vai ser difícil você não encontrar aqui o curso que está procurando.
A primeira parada da Jéssica e da Daniela foi o campus que fica no centro da cidade (Campus Downtown) – o Centre for Digital and Performance Arts. A localização é estratégica: fica bem em frente ao mercado central da cidade. Quem recebeu a Go Tour foi a Michelle Giroux, que é a pessoa responsável pelo campus. Ela conhece a todos os alunos, se interessa como estão se saindo nos estudos e nas provas, e atenciosa, e os acolhe com uma atmosfera muito amigável.
A Michelle contou algumas coisas bem interessantes – você sabia que no Canadá, 50% dos alunos que terminam uma universidade acabam cursando um college depois? Ela nos explicou que os estudantes de universidade recebem uma formação extremamente acadêmica, e acabam sentindo falta de uma formação que os prepare para o dia-a-dia do mercado de trabalho. Ela também nos disse que o Fanshawe College está em pleno crescimento, e deve em breve abrir, em setembro deste ano, um campus novinho, dedicado para os cursos de Hospitalidade.
Neste campus do centro, a Jéssica e a Daniela puderam observar um pouco dos trabalhos dos alunos de Design, Information Technology, Digital Media e outros. A estrutura oferecida aos alunos é excelente, com laboratórios exclusivos de computadores Mac e outros exclusivos de PCs.
A Fanshawe tem um curso bem legal: Game Design – Advanced Diploma. Desde o princípio do curso os alunos trabalham com o desenvolvimento de games, e o college intermedia apresentações dos trabalhos desenvolvidos pelos graduandos às empresas mais importantes deste mercado. Durante esta visita, os alunos que estão se formando estavam se preparando para apresentar seu game para os empresários da Ubisoft – uma das empresas de game mais famosas do mundo.
Aliás, promover esta conexão entre os alunos e o mercado de trabalho é uma das grandes qualidades da Fanshawe. Muitos profissionais já estabelecidos no mercado e grandes empresas vêm ao college para conhecer e acompanhar o trabalho desenvolvido pelos alunos – como os figurinos produzidos pelos alunos do curso de Fashion para as peças de teatro realizadas na cidade. Muitas destas oportunidades de colocação no mercado surgem em feiras promovidas periodicamente pelo college.
A cidade de London mantém um site com uma lista dos principais empregadores e vagas de trabalho disponíveis. Se tiver a curiosidade, confira em https://www.ledc.com/tech-jobs.
Depois de visitar o Campus Downtown, as meninas da Go Tour seguiram para o Z Campus, que concentra os cursos de Transportation and Technology, e foram recebidas pelo Carl Mendonça – profissional com mais de 30 anos de experiência no mercado de trabalho, e contratado pela Fanshawe para trazer toda essa experiência para o college.
Os alunos aprendem mecânica com os modelos de carros, caminhões e tratores mais atuais do mercado, doados por empresas como GM, KIA, John Deere, Mustang, Honda, entre outras – e aprendem a montar, consertar e reformar motores, em uma grande variedade de modelos. E tudo em um ambiente extremamente limpo e organizado. A Jéssica e a Daniela não resistiram e foram conhecer de perto os caminhões e tratores.
Então foi a vez de conhecer o Aviation Campus, que fica dentro do aeroporto de London. O hangar do college foi cedido por uma antiga companhia aérea, e ali funcionam os programas de Maintenance and Avionics. O Kelly Moffat as guiou pelo campus e mostrou o trabalho dos alunos, que têm a disposição uma grande quantidade de aeronaves, de diversos modelos e tamanhos, incluindo um Boeing 737.
Para finalizar a visita, Nelson Melgar conduziu a Daniela e a Jéssica pelo campus principal da Fanshawe de London, onde fica o restaurante totalmente operado pelos alunos dos programas de Hospitalidade- o restaurante é lindo, o atendimento impecável e a comida excelente. Elas conferiram também, neste campus, as estruturas dos programas de Health, Business and Marketing, Human Resources, Construction Technology, Engineering, Fashion Design, Game Design, Graphic Design, e o centro de apoio para os estudantes internacionais.
São vários os espaços de alimentação espalhados pelo college, e há laboratórios de praticamente tudo – carpintaria, eletrônica, música, estação de rádio, estação de TV e muitos outros. E para colocar a cereja no bolo, atravessando a rua está a acomodação para os estudantes – assim, pertinho, confortável e super conveniente!
Sem sombra de dúvidas, a Fanshawe é uma opção completa para quem está buscando um curso superior no Canadá.
Ficou interessado? A DBK leva você!